Por uma história da educação vista por sujeitos simples: cultura e práticas da escola primária no sul sergipano (1930-1960)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.13275Palavras-chave:
História. Escola primária. Memória. Sul sergipano.Resumo
Por meio da abertura proporcionada pela História Cultural, para a qual novos objetos e fontes são contemplados, o presente trabalho se estrutura através das narrativas de trajetória escolar primária de dezessete personagens com faixa etária entre 68 e 96 anos de idade, residentes no território sul sergipano. O objetivo foi compreender a história da instituição primária sul sergipana, no período de 1930 a 1961, pelas memórias de quem estudou e/ou foi professor. Para tanto, recorreu-se à metodologia da História Oral, segundo Alberti (2010), e elegeuse como categorias de análise ‘cultura escolar’, de Dominique Julia (2001), e ‘práticas escolares’, de Faria Filho e Vidal (2004). Dessa forma, concluiu-se que a história da escola primária do sul sergipano, com suas similitudes e divergências, pode e deve também ser interpretada pela lembranças, vozes e representações do sujeito simples, neste caso, professores aposentados.
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