Saberes e fazeres docentes: uma reflexão sobre autonomia e sucesso no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.16498Palavras-chave:
acadêmico. Relação educativa autônoma. Ensino superior.Resumo
Este trabalho tem como objetivo destacar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior (ES) como um espaço privilegiado para a (re)afirmação da autonomia acadêmica e construção da autonomia profissional. Para tanto, congrega uma reflexão sobre fatores que afetam o (in)sucesso de estudantes no ES e duas experiências formativas – uma que centra a atenção na relação estabelecida na supervisão de ensino como possibilidade de desencadear diálogos com o conhecimento autônomo, e outra que tem como foco a construção da profissionalidade docente de estudantes em processo de formação inicial, no âmbito do desafio da gestão compartilhada da organização do trabalho pedagógico. Nesse contexto, ao indiciar possibilidades da participação ativa na gestão da aula e alternativas de intervenção formativa, o estudo tem como horizonte contribuir na reflexão sobre saberes e fazeres docentes no âmbito da complexidade de se pensar o sucesso acadêmico do estudante em formação.
Downloads
Referências
ALFRED, Richard et al. Making community colleges more effective: leading through student success. New York: Community College Consortium/Ford Foundation, 2007.
ASTIN, Alexander. Preventing students from dropping out. San Francisco: Jossey-Bass, 1975.
ASTIN, Alexander. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Personnel, Nashville, v. 25, n. 4, p. 297-808, july 1984.
ASTIN, Alexander. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, Nashville, v. 40, n. 5, p. 518-529, 1999.
BEAN, John. Dropouts and turnover: the synthesis and test of a causal model of student attrition. Research in Higher Education, London, v. 12, n. 2, p. 155-187, 1980. http://dx.doi.org/10.1007/BF00976194
BERGER, Joseph; BRAXTON, John. Revising Tinto’s internaccionalist theory of student departure through theory elaboration: examining the role of organizational attributes in the persistence process. Research in Higher Education, London, v. 39, n. 2, p. 103-119, 1998. http://dx.doi.org/10.1023/A:1018760513769
BRAXTON, John; VESPER, Nick; HOSSLER, Don. Expectations for college and student persistence. Research in Higher Education, London, v. 36, n. 5, p. 595-611, 1995. http://dx.doi.org/10.1007/BF02208833
CABRERA, Alberto; NORA, Amaury; CASTANEDA, Maria. The role of finances in the persistence process: a structural model. Research in Higher Education, London, v. 33, n. 5, p. 571-593, 1992. http://dx.doi.org/10.1007/BF00973759
CHENG, David. Assessing student collegiate experience: where do we begin? Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 26, n. 6, jun. 2001.
CUNHA, Maria Isabel. Trabalho docente e profissionalidade na universidade. Revista de Estudos Curriculares, Braga, v. 4, n. 1, p. 67-84, 2006.
EATON, Shevawn; BEAN, John. An approach/avoidance behavioral model of college student attrition. Research in Higher Education, London, v. 36, n. 6, p. 617-645, 1995. http://dx.doi.org/10.1007/BF02208248
FERREIRA, Márcia. Construção de identidades docentes: entre a vocação, as necessidades objetivas e os processos sociais. Educação, Porto Alegre, v. 34, nº 1, p. 106-113, jan./abr. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FROMM, Eric. Ter ou ser? Lisboa: Editorial Presença, 1999. GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
HUNTER, Mary. Fostering student learning and success through first-year programs. Peer Review, Columbia, v. 8, n. 3, p. 4-7, 2006.
KAUFMANN, Jean-Claude. A invenção de si: uma teoria da identidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
KUH, George; LOV E, Patrick. A cultural perspective on student departure. In: BRAXTON, John (E.). Reworking the Student Departure Puzzle. Nashville, Tennessee: Vanderbilt University Press, 2000. p. 196-212.
KUH, George et al. What matters to student success: a review of the literature. Washington, DC: National Postsecondary Education Cooperative (NPEC), 2006.
LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 25, n. 1, p. 7-27, 2012.
MILL S, Christina et al. Factors associated with the academic success of first year Health Science students. Adv. In Health Sci. Educ., London, v. 14, p. 205-217, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/s10459-008-9103-9
MURTAUGH, Paul; BURNS, Leslie; SCHUSTER, Jill. Predicting the retention of university students. Research in Higher Education, v. 40, n. 3, p. 355 371, 1999. http://dx.doi.org/10.1023/A:1018755201899
NAVARRO, Mercedes; IGL ESIAS, Marta; TORRES, Pilar. A new management element for universities: satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, v. 19, n. 6, p. 505-526, 2005. http://dx.doi.org/10.1108/09513540510617454
OCDE. Education at a Glance 2010: OECD Indicators, 2010. Disponível em: <http://www.oecd.org/document/52/0,3746,en_2649_39263238_45897844_1_1_1_1,00.html>. Acesso em: 22 mar. 2010.
PIMENTA, Selma. O estágio na formação de professores. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMALHO, Betania; NUÑEZ, Isauro; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
RAMOS, Kátia. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógicadidática. Porto: U. Porto Editorial, 2010.
ROL DÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Revista Nuances, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, p. 108-126, 2005.
SPADY, William. Dropouts from higher education: toward an empirical model. Interchange, v. 2, n. 3, p. 38-62, 1971. http://dx.doi.org/10.1007/BF02282469
SWAIL, Watson; REDD, Kenneth; PERNA, Laura. Retaining minority students in higher education. A framework for success. ASHE-ERIC Higher Education Report, v. 30, n. 2, 2003.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TERENZINI, Patrick; PASCARELL A, Ernest. Towards the validation of Tinto’s model of college student attrition: a review of recent studies. Research in Higher Education, London, v. 12, n. 3, p. 271-282, 1980. http://dx.doi.org/10.1007/BF00976097
TERENZINI, Patrick; REASON, Robert. Toward a more comprehensive understanding of college effects on student learning. In: Consortium of Higher Education Researchers, Oslo, Noruega, 2010. Disponível em: <http://www.uv.uio.no/english/research/100303TerenziniandReason.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2010.
TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, London, v. 45, n.1, p. 89-125, 1975. http://dx.doi.org/10.3102/00346543045001089
UFPE/CCEPE. Resolução nº 12/2008. Boletim Oficial, Recife, v. 45, p. 1-7, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.