A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação – algumas tendências e enfoques analíticos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18444Palavras-chave:
Temática indígena. Estudos Culturais. Educação.Resumo
O objetivo deste artigo é mapear e discutir algumas tendências e enfoques analíticos que vêm sendo conduzidos em teses e dissertações do campo da Educação que se valem dos Estudos Culturais para a abordagem da temática indígena. Foram analisados 14 trabalhos que articulam três descritores: temática indígena, Estudos Culturais e Educação. Verificou-se que, em tais produções, problematiza-se a ideia abstrata de diversidade cultural, tão mobilizada pelas perspectivas multiculturalistas. Além disso, constatou-se que o campo dos Estudos Culturais favorece o desenvolvimento de análises críticas que focalizam as desigualdades, as relações de poder, as práticas representacionais e as políticas em torno das identidades/diferenças. São acionados, nestes estudos, diversos conceitos e abordagens teóricas que problematizam visões eurocêntricas, repertórios depreciativos e essencialismos, mostrando que há uma tendência hegemônica de atribuir ao “outro”/indígena características que fazem dele um ser estranho, objeto de curiosidade e de escrutínio.Downloads
Referências
AGUIAR, José Vicente de Souza. Narrativas sobre povos indígenas na Amazônia. 2011. 215f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
AMARAL, Marise Basso. Histórias de viagem e a produção cultural da natureza: a paisagem do Rio Grande do Sul segundo os viajantes estrangeiros do século XIX. 2003. 339f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
BATISTA, Teresinha Aparecida da Silva. A luta por uma escola indígena em Te’yikue Caarapó/MS. 2005. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2005.
BONIN, Iara Tatiana. Literatura infantil de autoria indígena: diálogos, mesclas, deslocamentos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 36-51, 2012.
BONIN, Iara Tatiana. E por falar em povos indígenas... quais narrativas contam em práticas pedagógicas? 2007. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
CALDERONI, Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira. Nas tramas da igualdade e da diferença frente à alteridade dos
alunos indígenas. 2011. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2011.
COSTA, Gilcilene Dias da. Entre a política e a poética do texto cultural: a produção das diferenças na revista Nova Escola. 2003. 136. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
COSTA, Helouise. Um olhar que aprisiona o outro: o retrato do índio e o papel do fotojornalismo na revista O Cruzeiro. Imagens, Campinas, Editora da UNICAMP, n. 2, ago. 1994.
HALL, Stuart. Representation, cultural representations and signifying practices. London: Thousands Oaks; New Delhi: Sage, 1997.
KINDEL, Eunice Aita Isaia. A natureza no desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras coisas mais.... 2003. 195f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
KIRCHOF, Edgar Roberto; BONIN, Iara Tatiana. Identidades étnicas e tecnologias de informação: uma análise do site Índios Online. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32,
p. 1-14, 2010.
MORONI, Rogério Batalha Rocha. Direitos indígenas e educação escolar: parâmetros da escola para a efetividade de direitos dos Kaiowá e Guarani e a concepção dos professores indígenas sobre sustentabilidade e territorialidade. 2012. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012.
PAES, Maria Helena Rodrigues. Representações cinematográficas “ensinando” sobre o índio brasileiro: selvagem e herói nas tramas do império. 2008. 154f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de. “Uma floresta tocada apenas por homens puros...” Ou do que aprendemos com os discursos contemporâneos sobre a Amazônia. 2012. 296f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SILVA, Kassius Nitske da. Jogos dos Povos Indígenas: estratégias pedagógicas, negociações e práticas representacionais. 2012. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, 2012.
SOUZA, Luiz Antonio Catafesto de. Crianças Mbyá-Guarani: práticas educativas & tecnologias de produção da pessoa. 2010. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2010.
OLIVEIRA, Teresinha Silva de. Olhares Poderosos. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
URQUIZA, Moema Guedes. Identidades indígenas na mídia: um estudo com professores indígenas sobre identidade/diferença e representação. 2013. 82f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.