A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa Prouni
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21913Palavras-chave:
Política de educação. Educação superior. Prouni.Resumo
O presente artigo aborda a educação superior no Brasil, sob as diferentes perspectivas e posições oriundas da relação indissociável entre educação e direito social, tendo em vista que o eixo analítico deste trabalho encontra-se pautado na garantia universal do direito à educação. Nesse sentido, o mesmo apresenta um breve resgate histórico sobre a educação no Brasil, dando ênfase à construção histórica, social, econômica e política da educação brasileira, destacando os aspectos dos cenários educacionais de cada período, até chegar ao Programa Universidade para Todos – Prouni, evidenciando sua natureza e os diferentes olhares e análises sobre o mesmo.
Downloads
Referências
BOSCHETTI, Ivanete. Exame de proficiência: uma estratégia inócua. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo,
n. 94, p. 05-21, 2008.
BRASIL. Lei nº 10.172/2001. Plano Nacional da Educação 2011-2020. Disponível em: <http://fne.mec.gov.br/images/
pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf>. Acesso em: 20-12-2013.
BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Prouni.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabeleceas Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Educação Legislação Federal. Comissão de Educação e Cultura. Brasília: Edições Câmara, 2009.
CATANI, Afrânio M. C.; GILIOLI, Renato de S. P. O Prouni na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, p. 55-68, jan.-jun. 2005.
FIGUEIREDO, Erika S. A. Reforma do Ensino Superior no Brasil: um olhar a partir da história. Revista da UFG, ano VII, n. 2, dez. 2005. Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/C-reforma.html>. Acesso em: 10 jul.2012.
FREIGAT, Barbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIGAT, Barbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Moares, 1986
.
KOWALSKI, Aline Vieiro. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre, 2012.
LIMA, Kátia. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.
LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, Larissa D.; ALMEIDA, Ney L. T. (Org.). Serviço Social e Educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
ONU-Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Banco Mundial. Relatório final: Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Conferência Mundial de Educação para Todos,
Brasília. Disponível em: <http://www.unesco.org.br/publicacoes/copy_of_pdf/decjomtien>. Acesso em: 13 abr. 2012.
PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
PILETTI, Nelson. História da educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2000.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis: Vozes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.