Estudantes africanos em universidades brasileiras: os desafios da internacionalização “às avessas” no cotidiano universitário
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.24240Palavras-chave:
Internacionalização. Educação Superior. Estudantes africanos.Resumo
O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de internacionalização da educação superior e os impactos dele advindo a partir da presença de estudantes estrangeiros africanos em duas universidades brasileiras. A abordagem foi qualitativa e foi utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada. Dentre os motivos de estudar no Brasil destaca-se o maior reconhecimento do diploma estrangeiro e o diferencial na formação profissional e inclusão no mercado. Como desafios ressaltam a adaptação às variações linguísticas e dificuldades com conteúdo que não possuem base. Pretendem retornar à Angola para ajudar a reconstruir o país. Os gestores revelaram conhecer as estratégias institucionais de internacionalização, destacando a sustentabilidade e a divulgação das ações institucionais como forma de dar maior visibilidade e fortalecer a imagem institucional. Apoiam este processo, recebendo e acolhendo os estudantes estrangeiros.
Downloads
Referências
ALTACH, Philip G.; KNIGHT, Jane. The internationalizacion of higher education: motivations and realities. Journal of studies in internacional education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305, 2007.
BARTELL, Marvin. Internacionalização of universities: a university-culture-based framework. Higher Education. Manitoba: Winnipeg, 2003. p. 37-52.
BOURDIEU. Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.
BRAGANÇA, Ângela. Com a palavra, Secretária de Estado Ângela Bragança. AngolaYetu, Publicação do Consulado Geral de Angola em São Paulo. 40 – 1975-1015 – Independência Nacional, São Paulo, ano 3, n. 09, p. 12-15, dez. 2015.
CASTRO, Alda Araújo; NETO, Antonio Cabral. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, v. 21, p. 69-96, 2012.
CONSTANTINO, Graciane Mondardo. Educação e identidade cultural: experiência de acadêmicos angolanos, BRASIL. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Criciúma: Ed. do Autor, 2012.
DIAS Sobrinho, José. Educação Superior, globalização e democratização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPED, v. 28, p. 164-173, 2005.
DIAS Sobrinho, José. Universidade e novos modos de produção, circulação e produção do conhecimento. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 19, n. 3, p. 643-662, nov. 2014.
KNICHT, Jane. Internacionalização remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in Internacional Education. Sage Publications, v. 8, n. 1, p. 5-32, spring 2004.
MERCADO, Roxana. Histórias de legados familiares, mandatos encubiertos y elecciones negociadas. Cuadernos de Edución, Córdoba, ano III, n. 3, p. 175-181, dec. 2004.
MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – conceitos e práticas. Editora da UFPR. Educar, Curitiba, n. 28. p. 107-127, 2006.
WEWA, Muleka. Sobre a integração social entre desiguais. In: MWEWA, Muleka; FERNANDES, Gleiciani; GOMES, Patrícia (Org.). Sociedades desiguais: gênero, cidadania e identidades. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2009. p. 7-28.
PEÑA, Daniel. Internacionalização. Que metas? A que ritmo? Que estratégias? Universidade Carlos III de Madri, Espanha. III Encontro Universia de Reitores. Debate 10. Rio de Janeiro, 2014. p. 01-09.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 73-101.
SOUSA SANTOS, Boaventura. Dilemas do nosso tempo: Globalização, multiculturalismo e conhecimento. Educação & Realidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, v. 26, n. 1, p. 13-32, 2001.
SOUSA SANTOS, Boaventura. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SOUSA SANTOS, Boaventura de (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 429-461.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.