Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259Palavras-chave:
Intervenção. Consciência. Escrita. Pedagogia.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais.
Downloads
Referências
BAKHURST, D. Consciousness and Revolution in Soviet Philosophy: From the Bolsheviks to Evald Ilyenkov. Modern European Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. https://doi.org/10.1017/CBO9780511608940
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CITELLI, A. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994. DAMIANI, M. F. et al. A escrita acadêmica: análise e intervenção. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 249-271, 2011.
DAMIANI, M. F. et al. Pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, p. 57-67, 2014.
DAVYDOV, V. V.; RADZIKHOVSKII, L. A. Vygotsky´s theory and the activity-oriented approach in psychology. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). Culture, communication and cognition: vygotskyan perspectives. New York: Cambridge, 1985. p. 33-65.
DELARI, JR. A. Consciência e linguagem em Vigotski: aproximações ao debate sobre a subjetividade. 2000. 224f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
IAROCHEVSKI, M. F.; GURGUENIDZE, G. S. Epílogo. In: VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 12 jun. 2014.
INAF. Indicador de Alfabetismo Funcional. São Paulo: Ação Educativa, 2009, 25p.
KOCH, I. G. V. A coesão texual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LEONTIEV, A. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.
LORDELO, L. R. A consciência como objeto de estudo na psicologia de L. S. Vigotski: uma reflexão epistemológica. 2007. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
LUKEMAN, N. A arte da pontuação. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
LURIA, A. R. A construção da mente. Ícone: São Paulo, 1992.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
PISA. Programme for International Student Assessment. Disponível em: <https://www.oecd.org/brazil/PISA-2012- results-brazil.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2014.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Repercussões no campo educacional. 2010. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
RAMIRES, V. Leitura e produção escrita de universitários. Revista de Letras, Fortaleza, v. 1/2, n. 24, p. 34-42, 2002.
RIVIÈRE, A. La psicología de Vygotski. Madrid: Visor, 1985.
ROBBINS, D. Vygotsky's Non-classical Dialectical Metapsychology. Journal for the Theory of Social Behaviour, NJ, v. 33, n. 3, p. 303-312, 2003. https://doi.org/10.1111/1468- 5914.00219
SAEB. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/saeb>. Acesso em: 13 dez. 2012.
SFORNI, M. S. F.; GALUCH, M. T. B. Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: um diálogo necessário. In: ANPEd, 29., 2006, Caxambu. Anais do 29º encontro. Caxambu: 29ª Reunião da ANPEd, 2006. 12p.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
SUEHIRO, A. C. Dificuldade de aprendizagem da escrita num grupo de crianças do ensino fundamental. PSIC – Revista de Psicologia da Vetor Editora, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-68, 2006.
TOASSA, G. Conceito de Consciência em Vygotski. Psicologia USP, São Paulo, n. 17, n. 2, p. 59-83, 2006.
TUNES, E. Os conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento verbal. Cadernos Cedes, Campinas, n. 35, 2000. p. 36-49.
VITÓRIA, M. I. C.; CHRISTÓFOLI, M. C. P. A escrita no Ensino Superior. Revista Educação, Santa Maria, v. 38, n. 1, jan./abr. 2013, p. 41-54.
VYGOTSKI, L. S. (1925). Obras escogidas. Madrid: Visor, 1991.
VYGOTSKI, L. S. (1931). Obras escogidas. Madri: Visor, 1995.
VYGOTSKI, L. S. (1931). Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996.
WELLS, G. Indagación Dialógica: hacia una teoria y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós, 2001.
ZINCHENKO, V. P. Vygotsky’s ideas about units for the analysis of mind. In: WERTSCH, J. V. (Ed.), Culture, communication and cognition: Vygotskyan perspectives. New York: Cambridge, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.