Planejamento e trabalho das Equipes gestoras de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27176Palavras-chave:
Educação Infantil. Planejamento. Trabalho docente.Resumo
O artigo tematiza o planejamento com base em dados de pesquisa referentes à configuração do trabalho das equipes gestoras de Educação Infantil nas Secretarias Municipais de Educação. Ancorada em referenciais teóricometodológicos bakhtinianos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, desenvolveu procedimento de aplicação de questionário às integrantes das equipes gestoras de Educação Infantil, sustentado em uma etapa inicial de observação. A análise dos dados indica que o planejamento educacional se articula diretamente ao trabalho das equipes, associado ao desenvolvimento da primeira etapa da Educação Básica.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal: prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. Tradução do russo Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
https://doi.org/10.1590/2176-457336646
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1993.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil, Brasília: Senado Federal, 1988.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 7 jun. 2013.
https://doi.org/10.11606/d.2.2010.tde-13122010-160747
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando
à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 3 jan. 2016.
https://doi.org/10.21573/vol32n012016.56381
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 4 abr. 2013.
https://doi.org/10.11606/d.2.2017.tde-03102017-105747
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: DF, MEC, SEB, 2006.
https://doi.org/10.20500/rce.v12i24.3658
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 dez. 2009.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselhonacional-
de-educacao/atos-normativos--sumulas-parecerese-resolucoes?d=12816. Acesso em: 4 mar. 2013.
https://doi.org/10.21573/vol32n012016.65704
CAMPOS, M. M. A gestão da educação infantil no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2012.
CÔCO, V. Conquistas, avanços, desafios e disputas na política de educação infantil: transformação na docência. In: RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. Educação infantil: redes de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis: De Petrus, 2013. p. 180-199.
https://doi.org/10.19177/prppge.v12e21201895-112
CÔCO, V. Trabalhador docente na educação infantil no Espírito Santo. In: FERREIRA, E. B.; OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, F. V. O trabalho docente na educação básica no Espírito Santo. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. p. 59-80.
https://doi.org/10.1590/s1413-24782012000300007
FERNANDES, F. S.; GIMENES, N. A. S.; CAMPOS, M. M. Gestão educacional e educação infantil: formas de organização dos municípios para a implementação da política de educação infantil no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração na Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 61-78, jan./abr. 2013.
https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000100009
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar. 2014. Brasília, DF: INEP, 2014.
Disponível em: http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos. Acesso em: 1 abr. 2015.
https://doi.org/10.1163/1872-9037_afco_asc_1522
KRAMER, S. (Coord.). Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ravil, 2001. (Relatório de pesquisa).
https://doi.org/10.5327/z1806-3144201600040005
KRAMER, S. et al. Nos relatos de professores, conquistas e ambiguidades da educação infantil. In: KRAMER, S. Profissionais da educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005. p. 38-54.
https://doi.org/10.11606/d.48.2013.tde-18122014-103728
KRAMER, S.; NUNES, M. F. Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 131, p. 423-453, maio/ago. 2007.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 15 set. 2013.
https://doi.org/10.1590/s0100-15742007000200010
MELLO, A. S.; PORTO, C. L. Concepções de formação em serviço: uma pesquisa com profissionais de Secretarias Municipais de Educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., out. 2003. Caxambu. Trabalho apresentado.
Disponível em: http://26reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 10 set. 2013.
https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67
NUNES, M. F. R. Educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: um estudo das estratégias municipais de atendimento. 2005, 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
https://doi.org/10.17771/pucrio.acad.24856
VIEIRA, L. F.; OLIVEIRA, T. G. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 131-154, maio/ago. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.