A dimensão educativa da educação não escolar: tem sentido este debate?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.27950Palavras-chave:
Educação. Educação não escolar. Socioeducativos. Dimensão educativa. Dimensão pedagógica.Resumo
Este artigo trata de uma discussão teórica que aborda a dimensão educativa de práticas de educação não escolar, especialmente aquelas desenvolvidas em programas e projetos socioeducativos. Partindo do reconhecimento que tais práticas têm sua dimensão pedagógica e seus modos de saber fazer relativamente conhecidos, envida esforços no sentido de teorizar sobre o campo, admitindo, a priori, a existência de uma dimensão especificamente educativa da educação não escolar, tomando como referência as postulações teóricas de Boavida e Amado (2006). O texto encerra apresentando argumentos cuja elaboração original pretende trazer novos elementos ao debate no âmbito das teorias educacionais, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.
Downloads
Referências
BALANDIER, G. A desordem. São Paulo: Bertrand Brasil, 1997.
BOAVIDA, J.; AMADO, J. A especificidade do educativo: seu potencial teórico prático. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 40, n. 1, p. 43-61 2006.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: set. 2016.
BRANDÃO, C. R. O outro ao meu lado: algumas ideias de tempos remotos e atuais para pensar a partilha do saber e a educação de hoje. In: MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 46-71.
DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
LEMES, M. A. Estratégias de participação na política de assistência social na perspectiva de Paulo Freire. 2017.
Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.
LOCKMANN, K. A proliferação das Políticas de Assistência Social na educação escolarizada: estratégias da governamentalidade neoliberal. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2013.
Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/79669. Acesso em: 2 maio 2017.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Versão para e-book, 1999.
Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf. Acesso em 27 abr. 2017
PALHARES, J. A. Quarenta anos na sombra da crise da escola: possibilidades e contrariedades no percurso da educação não-escolar. Inédito.
Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10099. Acesso em: 2 maio 2017.
PEREIRA, M. V. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: UFSM, 2013.
SANTOS, K.; LEMES, M. A. O sentido do trabalho educativo no campo social. Série-Estudos: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], p. 45-67, set. 2016. ISSN 2318-1982.
Disponível em: http://www.serieestudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/912. Acesso em: 2 maio 2017.
ROUANET, S. P. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia da Letras, 1987.
RUBINI, L. R.; SANTOS, N. I. S. Proteção, prevenção e convívio: analisando práticas com educadores sociais. Série-Estudos: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], p. 69-88, set. 2016. ISSN 2318-1982.
Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/910. Acesso em: 2 maio 2017.
SANTOS, K. Intencionalidades em conflito: um estudo das práticas educativas de ONGs. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.
Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5775. Acesso em: 2 maio 2017.
ZUCCHETTI, D. T, MOURA, E. P. G. de, MENEZES, M. M. de. A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 59, p. 967-985, dez. 2014.
ZUCCHETTI, D. T.; MOURA, E. P. G. de. Prática socioeducativa e formação de educadores: novos desafios no campo social. Revista Ensaio: Avaliação Política Pública Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 66, p. 9-28, jan./mar. 2010.
ZUCCHETTI, D. T.; MOURA, E. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cadernos Pagu, Campinas/SP, n. 40, p. 629-648, 2010b.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1640140.pdf. Acesso em: 20 dez. 2016.
ZUCCHETTI, Dinora T., MOURA, E. P. G. de, GROPPO, L. A. Apresentação do Dossiê “Práticas de educação não escolar e não formal”. Revista Série-Estudos, Campo Grande, v. 21, n. 43, set./dez, p. 3-8, 2016.
Disponível em: http://www.serieestudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/1018. Acesso em: 2 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.