Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999Palavras-chave:
Políticas de Educação. Ensino Superior. Internacionalização da Educação.Resumo
A internacionalização da educação superior no Brasil vem apresentando um crescimento significativo, sobretudo se considerarmos as duas últimas décadas, nas quais foram estabelecidas no país algumas políticas relativas a esse aspecto. A utilização da internacionalização como uma forma de aumentar a concorrência entre os países e de fomentar a sociedade do conhecimento tem levado alguns governos de diferentes países a instituírem políticas de educação superior que possam atender a essas demandas, o que pode significar a mercantilização do saber. O objetivo deste texto é apresentar a análise de algumas dessas políticas brasileiras de internacionalização que envolvem a mobilidade estudantil e de docentes. No estudo, procura-se identificar os principais vetores dos programas, das ações e das estratégias definidas pelos governos, buscando-se verificar as motivações de sua instituição e o conceito de internacionalização que as perpassa.
Downloads
Referências
ASSOCIATION INTERNATIONALE DES UNIVERSITÉS (AIU). Renforcer les valeurs académiques dans l’internationalisation de l’enseignement supérieur: un appel à l’action. 2012. Disponível em: <http://www.iau-aiu.net/fr/content/renforcer-les-valeurs-acad%C3%A9miques-dans-l%E2%80%99internationalisation-de-l%E2%80%99enseignementsup%C3%A9rieur-un>. Acessado em: 20 jan. 2017.
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Internacionalização ou transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 1, n. 1, p. 56-79, jan./jun. 2015.
BANCO MUNDIAL. Construir Sociedades de Conocimiento: Nuevos Desafíos para la Educación Terciaria 2003. Disponível em: <http://siteresources.worldbank.org/TERTIARYEDUCATION/Resources/Documents/Constructing-Knowledge-Societies/CKS-spanish.pdf>. Acessado em: 10 jun. 2016.
BRASIL. Decreto nº 7.642 de 13 de dezembro de 2011. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF – Seção 1 – 14/12/2011, Página 7. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7642.htm>. Acessado em: 2 abr. 2016.
BRASIL. MEC. INEP. Censo da Educação Superior 2016. Notas Estatísticas. 2016. Disponível em: <http://download.inep. gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/
notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf>. Acessado em: 20 set. 2017.
BRASIL. SENADO FEDERAL Secretaria d Transparência Coordenação de Controle Social de Pesquisa DataSenado. Pesquisa de Opinião Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras, 2015. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/materias/pesquisas/avaliacao-doprograma-ciencia-sem-fronteiras>. Acessado em: 4 jun. 2016.
BRASIL. Ciência sem Fronteiras. Disponível em: . Acesso em: 2017.
COMITÉ ÉCONOMIQUE ET SOCIAL EUROPÉEN. L’enseignement supérieur européen dans le monde. 2014.
Disponível em: <http://www.eesc.europa.eu/fr/policies/policyareas/
education-et-formation>. Acessado em: 21 ago. 2017.
HUGONNIER, Bernard. L’internationalisation de l’éducation supérieure conséquences pour le monde et pour la France. 2006. Disponível em: . Acessado em: 03 ago. 2017.
KNIGHT, Jane. Internationalisation de l’enseignement supérieur. In: KNIGHT, Jane; WITT, Hans de. Qualite et Internationalisation de l’Enseignement Supérieur, OCDE, 1999. Disponível em: <http://ifgu.auf.org/media/document/Qualit%C3%A9_et_internationalisation_de_lenseignement_sup%C3%A9rieur.pdf>. Acessado em: 20 maio 2017.
KNIGHT, Jane. Cinco verdades a respeito da internacionalização. International Higher Education, 2012. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/cinco-verdades-a-respeito-dainternacionalizacao>. Acessado em: 20 ago. 2017.
KNIGHT, Jane. Un Modelo de Internacionalización: Respuetas a nuevas realidades y retos. In: Educación Superior en América Latina. La Dimension Internacional, Banco Mundial, 2005. Disponível em: <http://documents.worldbank.org/curated/en/797661468048528725/pdf/343530SPANISH0101OFFICIAL0USE0ONLY1.pdf>. Acessado em: 01 set. 2017.
LAFORESTE, Mario. Contribution pour une redéfinition de l’internationalisation universitaire. In: LAFOREST, Mario; BRETON, Gilles; BEL, David. Réflexions sur l’internationalisation du monde universitaires. Points de vue d’acteurs, Cahier n. 1 (RIMES), Paris, 2014. Disponível em: <http://www.bibliotheque.auf.org/doc_num.php?explnum_
id=873>. Acessado em: 20 ago. 2017.
MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na Produção de Conhecimento em IES Brasileira: Cooperação Internacional Tradicional e Cooperação Internacional Horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p. 93-112, abr. 2011. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1244492330.pdf>. Acessado em: 10 jun. 2017.
OMC/GATS. Acordo Geral sobre Comércio de Serviços. 1994. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1244492330.pdf>. Acessado em: 20 ago. 2016.
SANTOS, Fernando Seabra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora Universidade de Brasília; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
SGUISSARDI, Valdemar. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 29, n. 105, p. 991-1022, dez. 2008.
SILVA JR, João dos Reis. The New Brazilian University. A busca por resultados comercializáveis: para quem? Bauru-SP: Canal Editora, Projeto Editorial Práxis, 2017.
WEBER, Max. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
WIT, Hans de et al. L’Internationalisation de l’Enseignement Supérieur. Direction Générale des Politiques Internes. Département Thématique B: Politiques Structurelles et de Cohésion. Parlement Européen. 2015. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/fc40/2e7ac690310403466a6bc00ec7ed5d8d5ee1.pdf. Acessado em: 07 set. 2017.
WIT, Hans de. Repensando o conceito da internacionalização. 2013. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/repensandoo-conceito-da-internacionalizacao>. Acessado em: 12 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.