Experiência e formação docente nas pesquisas em ensino de Ciências e Biologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.29271Palavras-chave:
Educação. Experiência. Formação de professores.Resumo
A experiência conecta-se à formação docente por meio de diferentes maneiras e sentidos. O objetivo do artigo foi apresentar um cenário das pesquisas que envolvem a experiência na formação docente nos anais da ANPED e do ENEBIO, entre o período de 2010 a 2015. Através de pesquisa bibliográfica, com análise inspirada na Análise de Conteúdo, foi levantado um total de 323 trabalhos nos quais havia a palavra “experiência”. Restando 45 textos selecionados de acordo com o foco do estudo, a experiência neles figura ora como âncora à escolha ou continuidade na profissão docente, ora como aquilo que atinge o sujeito, que o marca, o transforma. Conclui-se que a experiência surge na formação de professores como sinônimo de diferentes termos, circunstanciando uma situação, o tempo de serviço ou uma atividade de experimentação, servindo, também, para auxiliar na tomada de decisões ou algo basilar, intrínseco e marcante ao sujeito que pode levá-lo a transformações.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri et al. Secretarias de educação e as práticas de formação continuada de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.
Disponível em: http://34reuniao. anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-925%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18675/2177-580x. vol7.n1.p49-67
ALVES, Francisco Cleiton. PIBID como território iniciático das aprendizagens experienciais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37. 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.
Disponível em: http://37reuniao.anped.org. br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3595.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso et al. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/ files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017. https://doi.org/10.30612/eduf. v7i20.7440
BARBIERO, Danilo Ribas. As coreografias didáticas entre o presencial e o virtual e a [re]construção de novos saberes da docência superior. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.
Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_ aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3321_texto.pdf. Acesso em: 20 nov 2017.
https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Formação de professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
https://doi.org/10.14295/2596-2221.xviceel.2018.244
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. A formação como “tessitura de intrigas”: diálogos entre brasil e Portugal. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/ app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08- 6554--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi. org/10.7476/9788575114698.0010
CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno. Formar ou preparar para a docência no ensino superior? Eis a questão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2012.
Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2528_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes. v2n3p5-17
CARTAXO, Simone Regina Manosso. A articulação dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da educação básica. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...] Goiânia: ANPED, 2013.
Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3089_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.24824/978854440076.0
CARVALHO, Julyana Cardoso; MEDEIROS, Leandro Gurgel; MAKNAMARA, Marlécio. Narrativas (auto)biográficas nas pesquisas em ensino de Biologia no Brasil. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p. 631- 642, dez. 2016.
Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/ renbio-9/pdfs/1667.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
COSTA, Maria Zenilda. A produção de saberes colaborativos na formação de arteeducadores: múltiplos tempos e espaços de aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/ app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6906-- Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.13037/ rea-e.vol1n2.4292
FELDENS, Dinamara Garcia; BORGES, Fabrícia Teixeira. Entre experiências e compreensões: cartografias da formação de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/ webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6732--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18675/2177- 580x.vol7.n1.p49-67
FERNANDES, Cecilia Ricardo; GASTAL, Maria Luiza; AVANZI, Maria Rita. A vida anárquica de um blog: reflexões sobre a produção de narrativas como experiência formadora de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 4. 2012, Goiânia. Anais [...] Goiânia: [s. n.], 2012.
https://doi.org/10.5151/despro-sed2016-004
FERRAZ, Daniela Frigo; PAREDES, Giuliana G. Olivi. Visão de acadêmicos de Ciências Biológicas sobre o tema “extensão universitária”. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 3., 2010, Fortalize. Anais [...] Fortaleza: [s. n.], 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 02 de dez. 1970.
FREITAS, Juliana Veiga; TRAVERSINI, Clarice Salete. O professor da educação integral: um sujeito em processo de invenção. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.
Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2857_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4292
GARIGLIO, José Angelo. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. in: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.
Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https:// doi.org/10.7213/1981-416x.16.050.ds06
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GUARANY, Ann Letícia Aragão. A relação entre a imaturidade e não identificação profissional e a formação dos licenciandos em Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 3, 2010, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: [s. n.], 2010.
HAUTRIVE, Giovana Medianeira Fracari; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Aprendizagem da docência alfabetizadora no contexto da Surdez. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.
Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_ aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2827_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.1590/s0104- 40602006000200019
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Educação superior: a entrada na docência universitária. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org. br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20 PDF/GT08-6411--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https:// doi.org/10.1590/s1413-24782005000100015
JOSSO, Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 2002.
https://doi. org/10.21631/rpp42_49
LARROSA BONDÍA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.
Disponível em: https:// online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 20 nov. 2017.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018.
https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000100003
LAUDARES, João Bosco. A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao. anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20 em%20PDF/GT08-6188--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.1590/s0104-40602006000200019
LOPES, Ana Cláudia Lopes Chequer; FERENC, Alvanize Valente Fernandes. A escolha profissional do curso de pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/ webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6350--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.13037/rea-e. vol1n2.4292
LOPES, Rodrigo Alberto; MOLINA, Rosane Maria Kreusburg. A reinvenção da docência pela autoformação: a educação do campo e a educação física escolar ante um horizonte cosmopolita. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2012.
Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2432_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol4. n2.p135-145
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. O conceito de experiência em Michel Foucault. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 42-55, jul./dez. 2011.
Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/ view/2367/1900. Acesso em: 20 nov. 2017.
LOSS, Adriana Salete. A autoformação no processo educativo e formativo do profissional da educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.
Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3479.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https:// doi.org/10.24824/978854440894.0
MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MATTOS, Alex Pires et al. A investigação-ação no contexto da formação inicial de professores de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 4., 2012, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: [s. n.], 2012.
https://doi.org/10.11606/d.81.2018.tde-10072018- 134601
MEIRELES, Mariana Martins. Da cidade para a roça: itinerâncias e práticas de professoras urbanas em escolas rurais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.
Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-1220%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi. org/10.15603/1982-8993/ml.v4n1p71-84
MELO, Tatiana Moraes Queiroz; VENTORIM, Silvana. O PIBID na formação de professores de Educação Física: percepções sobre o início da docência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.
Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-4197.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https:// doi.org/10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67
MOTTA, Flávia Miller Naethe; QUEIROZ, Isabele Lacerda. Do outro que me constitui: o proinfantil e a construção da identidade docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.
Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/ uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3925.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.24824/978854440894.0
MURY, Rita de Cassia Ximenes. Profissionalização docente: da aderência à vocação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.
Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-520%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi. org/10.17771/pucrio.acad.18162
NISHIMOTO, Miriam Mity. Habitus professoral e herança cultural nas memórias de professoras aposentadas de origem japonesa. In: Reunião Anual da ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.
Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-790%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi. org/10.5216/ia.v39i1.18783
NÓVOA, António. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1995.
NUNES, Terezinha de Souza Ferraz. A constituição da docência nos cursos superiores de tecnologia: implicações do discurso pedagógico oficial. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2012.
Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/ images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2194_int. pdf. Acesso em: 20 no. 2017.
https://doi.org/10.1590/s0104- 40602006000200019
OLIVEIRA, Luciana Ribolli. Educação continuada: um estudo sobre participantes dos programas letra e vida e ler e escrever. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.
Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/ gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2848_texto.pdf. Acesse em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440
PAGNI, Pedro Angelo. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Cultura Acadêmica, 2010.
https://doi.org/10.19053/22160159.2048
PAGNI, Pedro Angelo; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Cultura Acadêmica, 2010.
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professoras iniciantes bem-sucedidas: elementos de seu desenvolvimento profissional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.
Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/ GT08-695%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi. org/10.13037/rea-e.vol1n2.4292
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
PAULA, Lucimara Cristina; MELLO, Roseli Rodrigues. A constituição dos formadores de professores e a potencialidade da práxis histórica de Paulo Freire para estudos e ações. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.
Disponível em: http:// 34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-773% 20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/ 10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67
PERES, Lúcia Maria Vaz. Narrativas de si como “passeur” de sentido protagonizando a formação humana de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6337--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol7. n1.p49-67
PERRELLI, Maria Aparecida de Souza et al. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um grupo de pesquisa-formação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6895--Int. pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18675/2177- 580x.vol7.n1.p49-67
PRUDENTE, Paola Luzia Gomes; MENDES, Claudio Lucio. O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6531--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https:// doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28655
REIS, Rosemary Freitas. Entre dúvidas e incertezas: os motivos para a escolha do curso e a opção pela docência por estudantes de Pedagogia. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal: ANPED, 2011.
Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/ trabalhos/GT08/GT08-771%20int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.30612/eduf.v7i20.7440
SÁ, Patrícia Teixeira. Como “se faz” o professor de História entre a formação inicial e os primeiros anos de sua prática? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2012.
Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/ GT08%20Trabalhos/GT08-2222_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol7. n1.p49-67
SALES, Mônica Patrícia da Silva. Representações sociais de docência no ensino superior: o olhar dos licenciandos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: ANPED, 2012.
Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/ trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-1917_int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes. v2n3p5-17
SARAIVA, Ana Cláudia Lopes Chequer; FERENC, lvanize Valente Fernandes. A escolha profissional do curso de Pedagogia: análise das representações sociais de discentes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPED, 2010.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6350--Int.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.1590/s1413- 24782001000100012
SELLES, Sandra Escovedo. Desafios da formação e da prática de professores de Biologia: abrindo janelas. In: BARZANO, Marco Antonio Leandro. Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. Goiânia: Índice, 2014. p. 13-25.
SILVA, Arlete Vieira. Estágio: pesquisa-formação e escrita de si como prática de iniciação à docência. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2015.
Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT08-3628.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https:// doi.org/10.18675/2177-580x.vol7.n1.p49-67
SILVA, Divino José. Experiência formativa, educação e os desafios para a construção de um novo ethos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 191-208, jul./dez. 2008.
Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index. php/educacaoerealidade/article/view/7072/4388. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017. 2.26889
STAHL, Luana Rosalie. Licenciatura em letras língua espanhola: o processo formativo em questão. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPED, 2013.
Disponível em: http://36reuniao. anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3332_texto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
https://doi. org/10.1590/s0104-40602006000200019
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.