Uma mirada sobre a produção científica nacional acerca do financiamento da educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29381Palavras-chave:
Financiamento da educação, Produção científica, Estado do conhecimentoResumo
O texto parte das seguintes questões: o protagonismo legal do tema ‘financiamento da educação’ reverbera na produção científica nacional? A academia tem dedicado esforços e espaço para pesquisas sobre o financiamento da educação, de modo a compreender os movimentos e arenas em torno dos quais o mesmo tem se constituído? Quais os assuntos emergentes ligados ao financiamento? E as eventuais lacunas? Para responder essas questões, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de identificar e situar parte da produção científica nacional acerca do financiamento da educação, estabelecendo temas, tendências e lacunas. Foi realizado um levantamento junto ao Portal de Periódicos da CAPES, chegando-se a um conjunto de 149 artigos. Tal corpus documental foi examinado a partir da metodologia analítico-reconstrutiva, utilizando-se o procedimento da análise de conteúdo, através da técnica da análise temática, inserindo a pesquisa na perspectiva do ‘Estado do Conhecimento’. No que diz respeito ao exame dos artigos, foram estabelecidas três unidades: 1) o assunto; 2) a arena política e, 3) a análise procedimental e metodológica. Como conclusão, é possível indicar que as pesquisas sobre financiamento da educação – representadas em parte da produção científica nacional analisada – evidenciam: a) uma grande quantidade de artigos que discutem o financiamento aplicado aos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação nacional; b) fica clara a perspectiva estado-centrista que a maioria dos textos carrega; c) é igualmente evidente a análise conjuntural é a mais utilizada. Por fim, assume-se que o tema ‘financiamento da educação’ ainda tem pouco lastro na produção acadêmica veiculada em periódicos não-especializados, quando comparado com outros temas.
Downloads
Referências
BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2007.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 23 jun. 2017.
______. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF, 2016. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 24 jun. 2017.
CURY, Carlos Roberto. Do direito de aprender: base do direito à Educação. In: ABMP. Todos pela Educação (Org.). Justiça pela Qualidade na Educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
DAVIES, Nicholas. Levantamento Bibliográfico sobre Financiamento da Educação no Brasil de 1988 a 2014. Educação em Revista, Marília, v. 15, n. 1, p. 91-162, jan.-jun., 2014.
FERREIRA, Norma. A. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, ago. 2002.
FORNAZIERI, Aldo. O que é análise de conjuntura política. In: MARQUES, Moisés (Org.). Introdução ao risco político: conceitos, análises e modelos de mensuração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
MARTINS, Paulo de Sena. O financiamento da educação básica como política pública. RBPAE, v. 26, n. 3, set./dez, 2010. p. 497-514.
______. Fundeb, federalismo e regime de colaboração. Campinas: Autores Associados, 2011. 352 p.
MOROSINI, Marília C.; FERNANDES, Cleoni M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.
QUIRINO, Simony Rafaeli. Orçamento público como fonte de estudos educacionais. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 9, 2011.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014.
SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. Políticas de financiamento da educação municipal no Brasil (1996-2002): das disposições legais equalizadoras às práticas político-institucionais excludentes. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 42, p. 564-582, jan./mar. 2004.
VELLOSO, Jacques. O financiamento da educação na Rbep: temas dos últimos 15 anos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234 [n. especial], p. 353-371, maio/ago. 2012.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE, v. 23, n. 1, p. 53-69, jan./abr. 2007.
VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia. Política de Financiamento da Educação no Brasil: uma (re)construção histórica. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 93, p. 5-6, jan./jun. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.