Connecting Museums: a case study in leadership, innovation and education in university science museums leading internationalisation projects
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29526Palavras-chave:
Science. Museums. Leadership. Innovation. Science education. Internationalisation.Resumo
This article reports on Connecting Museums: leadership, innovation and education in Science Museums, an international conference involving three university museums: Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), the Great North Museum: Hancock (GNM), at Newcastle University (NU), and the Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). The partnership started with a project to develop a joint exhibition on the theme of evolution organised by MCT-PUCRS and GNM, supported by the British Council’s Newton Fund (Institutional Skills 2016). The two museums shared the project at the UK University Museums Group (UMG) conference in 2016, where it came to the attention of colleagues at OUMNH. Following the UMG conference, the leadership and education teams of the three museums opened a dialogue to exchange knowledge and experience on leadership, innovation and education in science museums. This culminated in the first Connecting Museums conference in Porto Alegre, Brazil in October 2017. The conference was attended by 81 professionals, researchers, undergraduate and graduate students with interests in museology, the natural sciences and related areas.
*** Connecting Museums: um estudo de caso sobre liderança, inovação e educação em museus de ciências universitários liderando projetos de internacionalização ***
Este artigo constitui-se de um relato sobre o Connecting Museums: liderança, inovação e educação em Museus de Ciências, uma conferência internacional envolvendo três museus universitários: o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), o Great North Museum: Hancock (GNM), da Newcastle University (NU) e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). A parceria entre as instituições iniciou-se a partir de um projeto para o desenvolvimento de uma exposição conjunta, organizada pelo MCT-PUCRS e pelo GNM financiada pelo Newton Fund por meio do edital Institutional Skills 2016 promovido pelo British Council. Os dois museus apresentaram o projeto na conferência do University Museum Group (UMG) em 2016 no Reino Unido, despertando a atenção de colegas do OUMNH. Após a conferência, as equipes de gestão e de educação dos três museus iniciaram um diálogo que culminou na troca de conhecimentos e experiências nas áreas de liderança, inovação e educação em museus de ciências. Este diálogo resultou na primeira edição da conferência Connecting Museums em Porto Alegre, Brasil, em outubro de 2017. Participaram do evento 81 profissionais, entre pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, cujo interesse estava relacionado à museologia, ciências naturais e áreas correlatas.
Palavras-chave: Museus de ciência. Liderança. Inovação. Educação em ciências. Internacionalização.
Downloads
Referências
ARCHER, Louise; DEWITT, Jennifer; WILLIS, Beatrice. Adolescent boys' science aspirations: Masculinity, capital, and power. Journal of Research in Science Teaching, New Jersey, v. 51, n. 1, p. 1-30, 2014.
https://doi.org/10.1002/tea.21122
BRITISH COUNCIL. Newton Fund.
Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/atividades/educacao/newton-fund. Acesso em: 24 out. 2017a.
BRITISH COUNCIL. Newton Fund.
Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/institutional-skills-2015-2016. Acesso em: 24 out. 2017b.
DIAS SOBRINHO, José. Educação superior, globalização e democratização: qual universidade? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 164-173, 2005.
DIDRIKSSON, Axel. Reformulación de la cooperación internacional en la educación superior de América Latina y el Caribe. In: Educación superior en el siglo XXI. Visión de América Latina y el Caribe. [S. I.]: Unesco, 1997.
FERRARO, José Luís Schifino; PIRES, Melissa Guerra Simões; SHINKAI, Rosemary Sadami Arai. PUCRS e Newcastle University: uma experiência de internacionalização a partir da construção de uma exposição conjunta entre o Museu de Ciências e Tecnologia e o Great North Museum: Hancock. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 201-207, 2016.
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24494
FERRARO, José Luís Schifino; PIRES, Melissa Guerra Simões. Museus universitários e internacionalização no ensino superior: a experiência de elaboração de uma exposição conjunta entre o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Brasil) e o Great North Museum Hancock (Reino Unido). In: CONGRESO DA REDPOP: CONEXIONES – NUEVAS MANERAS DE POPULARIZAR LA CIENCIA, 15., Buenos Aires, 2017. Anais [...]. Buenos Aires, 2017.
HELD, David; McGREW, Anthony; GOLDBLATT, David; PERRATON, Jonathan. Global transformations: Politics, economics and culture. Stanford, CA: Stanford University Press, 1999.
MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior Conceitos e práticas. Educar em revista, Curitiba, v. 22, n. 28, p. 107-124, 2006.
MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização da educação superior. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 288-292, 2017.
SANTOS, Fernando Seabra; DE ALMEIDA FILHO, Naomar. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Coimbra University Press, 2012.
SUAREZ, Andrew V.; TSUTSUI, Neil D. The value of museum collections for research and society. AIBS Bulletin, Oxford, v. 54, n. 1, p. 66-74, 2004.
UNIVERSITY MUSEUMS GROUP. University Museums for the 21st Century.
Disponível em: http://universitymuseumsgroup.org. Acesso em: 26 out. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.