Mobilidade urbana de crianças: agenda de pesquisa e possibilidades de análise
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30544Palavras-chave:
Brasília (DF). Cidade. Infância. Mobilidade.Resumo
O artigo apresenta uma agenda de pesquisa em andamento sobre a mobilidade urbana de crianças em Brasília (DF). A mobilidade urbana de crianças que residem em Regiões Administrativas do Distrito Federal diferentes daquela onde estudam foi tratada tomando-se como campo uma escola-classe do Plano Piloto. O desenho metodológico compreendeu a sessão de um curta-metragem seguido de um debate, a realização de um desenho e uma entrevista individual com cada criança. Possibilitou acessar experiências de 243 crianças de pré-escola e Ensino Fundamental/Anos Iniciais. Os dados gerados permitiram uma análise sobre os modais e itinerários realizados, pessoas que acompanham as crianças nos percursos e interações. A mobilidade das crianças é bem mais complexa do que sugerem as pesquisas quantitativas de origem/destino. Combinações de modais, arranjos com parentes e amigos e outras estratégias de acomodação das necessidades de transporte das crianças são bastante frequentes.
Downloads
Referências
A ILHA. Direção: Alê Camargo. Distrito Federal, 2008. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_ilha8942> Acesso em: 20 ago. 2016.
ALPARONE, Francesca R.; PACILLI, Maria G. On children’s independent mobility: the interplay of demographic, environmental, and psychosocial factors. Children’s Geographies, v. 10, n. 1, p. 109-122, Feb. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/14733285.2011.638173>. Acesso em: 27 ago. 2017.
AMORIM, Cláudia. N.; FLORES, Alice L. Edifícios residenciais das superquadras do Plano Piloto, Brasília: aspectos de preservação e conforto ambiental. Brasília: FAU, Universidade de Brasília, 2005.
BARKER, John. Men and motors? Fathers’ involvement in children’s travel. Early Child Development and Care, v. 178, n. 7-8, p. 853-866, Oct./Dec. 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/03004430802352277>. Acesso em: 27 ago. 2017.
CAMARGO, Jean Carlos G. Os medos e os processos de segregação sócio-espacial na cidade de Brasília. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
(ANPOCS), 34, 2010, Caxambu. Anais... Caxambu: Anpocs, 2010. p. 1-30.
CARVALHO, Diego L. Mobilidade urbana e cidadania no Distrito Federal: um estudo do programa Brasília integrada, 2008, Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
CHRISTENSEN, Pia et al. Children, mobility and space: using GPS and mobile phone technologies in ethnographic rtesearch. Journal of Mixed Methods Research, v. 5, n. 3, p. 227-246, June 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1177/1558689811406121>. Acesso em: 27 ago. 2017
CLARK-IBÁÑEZ, Marisol. Framing the social world with photo-elicitation interviews. American Behavioral Scientist, v. 47, n. 12, p. 1507-1527, Aug. 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1177/0002764204266236>. Acesso em: 27 ago. 2017.
COLLINS, Damian; KEARNS, Robin A. Walking school buses in the Auckland region: a longitudinal assessment. Transport Policy, v. 17, n. 1, p. 1-8, Jan. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2009.06.003>. Acesso em: 27 ago. 2017.
CORDEIRO, Adriana T. Entre a casa e a escola: articulações discursivas em torno do transporte escolar privado. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
(ANPAD), 40, 2016, Costa do Sauípe (Mata de São João/BA). Anais… Mata de São João/BA: Anpad, 2016. p. 1-16.
CORDEIRO, Célia M. F. Anísio Teixeira, uma “visão” do futuro. Estudos Avançados, v. 15, n. 42, p. 39-52, May/Aug. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 ago. 2017.
COSTA, Lúcio. Relatório do Plano Piloto de Brasília. Brasília, 1991.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO (DENATRAN). Frota de veículos, 2016. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/index.php/estatistica/261-frota-2016>. Acesso em: jan. 2017.
DUTRA, Cristian P. R. “Andando” na cadeirinha: reflexões sobre as infâncias automobilizadas da Grande Florianópolis. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
FARIAS, Rhaisa N. P. Caderno de planejamento das atividades da turma do II Período. Distrito Federal, 2015 (mimeografado).
FARIAS, Rhaisa N. P.; MÜLLER, Fernanda. A cidade como espaço da infância. Educação & Realidade, v. 42, n. 1, p. 261-282, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000100261&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 ago. 2017.
GOBBI, Márcia A. Lápis vermelho é de mulherzinha? Relações de gênero, desenho infantil e crianças pequenas. Revista Pro- Posições, v. 10, n. 1, p. 169-193, mar. 1999. Disponível em:
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644106/11544>. Acesso em: 27 ago. 2017.
GOFFMAN, Erving. The presentation of self in everyday life. Garden City, N.Y.: Doubleday, 1959.
GOFFMAN, Erving. Behavior in public places: notes on the social organization of gatherings. New York: The Free Press, 1963.
GOFFMAN, Erving. The neglected situation. American Anthropologist, v. 66, n. 6, part 2, p. 133-136, 1964. Disponível em: <https://doi.org/10.1525/aa.1964.66.suppl_3.02a00090>. Acesso em: 27 ago. 2017.
GOFFMAN, Erving. Interaction ritual: essays on face-to-face behavior. New York, NY: Pantheon Books, 1982. GOOGLE MAPS. Disponível em: <https://www.google.com/maps>. Acesso em: jan. 2017.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Distribuição de renda na Área Metropolitana Integrada de Brasília (Amib). Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/documents/88765/89729/6-distribuicao_renda_area_metropolitana_integrada_brasilia_amib.pdf/ca27581f-811d-463e-8fdc-ed4d54dfed5e>. Acesso em: nov. 2016.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Lei nº 4.462, de 13 de janeiro de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.tc.df.gov.br/sinj/BaixarArquivoNorma.aspx?id_file=34cc2619-7788-3596-a174-a41264e494b1>. Acesso em: nov. 2016.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Evolução da fecundidade no Distrito Federal entre 2000 e 2010. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/areastematicas/demografia.html>. Acesso em: 13 nov. 2016.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD). Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/areas-tematicas/desenvolvimento-regional/pmad.html>. Acesso em: 20 abr. 2016.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Síntese de informações socioeconômicas e geográficas. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/pesquisa_socioeconomica/df_em_sintese/Sintese_de_Informacoes_Socioeconomicas_2014.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2016.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Programa de Mobilidade Urbana de Brasília. Brasília: 2016. Disponível em:
<http://editais.st.df.gov.br/programa/arquivos/apre_p.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2016.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.semob.df.gov.br/. Acesso em: 2 dez. 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros. Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2015/ estimativa_dou.shtm>. Acesso em: 10 jan. 2017.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Superquadra de Brasília: preservando um lugar de viver. Brasília, 2015.
JONES, Alasdair et al. Rethinking passive transport: bus fare exemptions and young people’s wellbeing. Health & Place, v. 18, p. 605-612, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2012.01.003>. Acesso em: 27 ago. 2017.
KOSMINSKY, Ethel V. Aqui é uma árvore, o Sol, a Lua. Aqui é um montão de guerra: o uso do desenho infantil em Sociologia. Cadernos Ceru, v. 9, p. 83-100, 1998.
KULLMAN, Kim. Transitional geographies: making mobile children. Social & Cultural Geography, v. 11, n. 8, p. 829-846, dez. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/14649365.2010.523839. Acesso em: 27 ago. 2017.
KYTTÄ, Marketta. The extent of children’s independent mobility and the number of actualized affordances as criteria for child-friendly environments. Journal of Environmental Psychology, v. 24, n. 2, p. 179-198, 2004. Disponível em:
<https://doi.org/10.1016/S0272-4944(03)00073-2>. Acesso em: 27 ago. 2017.
MASON, Jennifer; TIPPER, Becky. Children, kinship and creativity. University of Manchester, Morgan Centre, 2006 (Morgan Centre Working Papers, University of Manchester). Disponível em: <http://www.socialsciences.manchester.ac.uk/morgancentre/research/childrens-kinship/2006-07-morganchildren-kinship.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2017.
MÜLLER, Fernanda. Retratos da infância na cidade de Porto Alegre. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
MÜLLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar. F. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educação & Sociedade, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342>. Acesso em: 27 ago. 2017.
MÜLLER, Fernanda; FARIAS, Rhaisa N. Geographies of contemporary childhoods in Brasilia/Brazil. Papers Infancia_c, n. 15, p. 1-15, 2016. Disponível em: <http://www.infanciacontemporanea.com/wp-content/uploads/2016/11/paper_ic_n15_mullerandpael.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2017.
MÜLLER, Verônica R.; ARRUDA, Fabiana M. O trânsito e o transporte na cidade: caminhos propostos pelas crianças para uma maior mobilidade em Maringá/PR. Série-Estudos, v. 1, n. 35, p. 117-135, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/23/318>. Acesso em: 27 ago. 2017.
NUNES, Brasilmar. Cidade vivida e cidade planejada: encontro da teoria com a pesquisa. Tomo, v. 16, p. 57-78, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i16.519>. Acesso em: 27 ago. 2017.
NUNES, Brasilmar F.; COSTA, Arthur. Distrito Federal e Brasília: dinâmica urbana, violência e heterogeneidade social. Cadernos Metrópole (PUCSP), v. 17, p. 35-58, 1º sem. 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/8762>. Acesso em: 27 ago. 2017.
PAVIANI, Aldo. A construção injusta do espaço urbano. In: PAVIANI, A. (Org.). A conquista da cidade. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1998. p.115-134.
PIRES, Flavia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia, v. 50, n. 1, p. 225-270, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012007000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 ago. 2017.
RAMOS, Anne Carolina. Sobre avós, netos e cidades: entrelaçando relações intergeracionais e experiências urbanas na infância. Educação & Sociedade, v. 35, n. 128, p. 781-809, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v35n128/0101-7330-es-35-128-00781.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2017.
RISSOTTO, Antonella.; TONUCCI, Francesco. Freedom of movement and environmental knowledge in elementary school children. Journal of Environmental Psychology, v. 22, n. 1-2, p. 65-77, 2002. Disponível em: <https://doi.org/10.1006/jevp.2002.0243>. Acesso em: 27 ago. 2017.
SABBAG, Gabriela M.; KUHNEN, Ariane; VIEIRA, Mauro L. A mobilidade independente da criança em centros urbanos. Interações, Campo Grande, v. 16, n. 2, p. 433-440, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122015000200433&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 ago. 2017.
SALGADO, Marta M.; BICKNEL, David P.; GONZÁLEZPATIÑO, Javier. Del hogar a la ciudad como camino de ida y vuelta en el desarrollo de la identidad: el caso de las rutinas de la infancia urbana de clase media/alta en Madrid. Educação & Sociedade, v. 35, n. 128, p. 761-780, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300761&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 27 ago. 2017.
SOUSA, Emilene L. As crianças e a etnografia: criatividade e imaginação na pesquisa de campo com crianças. Iluminuras, v. 16, n. 38, p. 140-164, jan./jul. 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/57434/34489>. Acesso em: 27 ago. 2017.
SOUZA, Edilson. Um plano educacional para um novo tempo: Anísio Teixeira e as escolas classe/escola parque de Brasília. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 3, n. 2, p. 39-52, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13654/9674. Acesso em: 27 ago. 2017.
TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños: un modo nuevo de pensar la ciudad. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1997.
TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL. Transporte escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal. Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.tc.df.gov.br/segecex/flip/sumarios/semag/transpesc/transpesc.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2016.
WIGGERS, Ingrid Dittrich. Corpos desenhados: olhares de crianças de Brasília através da escola e da mídia. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.