Práticas educativas na docência universitária
Concepções na/da inovação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.31310Palavras-chave:
Práticas educativas, Inovação, Docência universitáriaResumo
O trabalho analisa os resumos expandidos escritos e apresentados ao evento denominado Seminário Pedagogia do Ensino Superior: Partilha de Práticas Inovadoras realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária – NEPPU de uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Bahia. O objetivo do estudo foi analisar como os professores, autores dos resumos e participantes do referido Seminário concebem uma prática inovadora. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento do Estado da Arte, que consiste numa técnica de mapeamento de estudos já realizados em determinada área do conhecimento. A base teórica constituiu nas contribuições de Cunha (2001), Fullan (2007), Lucarelli (2005), entre outros. O estudo mostrou que os professores consideram suas práticas enquanto inovadoras, pois elas se fundamentam no paradigma da mudança caracterizada por uma variação de estratégias metodológicas que o professor desenvolve, tornando as aulas diferentes e atrativas para os estudantes.
Downloads
Referências
André, M. et al. (1999) Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade 20 (n. 69), p. 301-309. https://doi.org/10.1590/S010173301999000300015
Carbonell, J. (2002) A aventura de inovar: a mudança na escola. Artmed Editora.
Cunha, M. I. da; Lucarelli, E. (2005). Inovações na sala de aula universitária e saberes docentes: experiências de investigação e formação que aproximam Argentina e Brasil. In: Anais do Primer Congreso Nacional de Estudios Comparados en Educación, Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.
Ferreira, N. S. de A. (2002). As Pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, (79), p. 257-272. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
Fullan, M. (2007). The new meaning of educational change. Routledge.
Hannan, A. Silver, H. (2006). La innovación en la enseñanza superior: enseñanza, aprendizaje y culturas institucionales. Narcea, Libedinsky, M. (2001). La innovación en la enseñanza: Diseño y documentación de experiências de aula. Paidós.
Lucarelli, E. (2000). Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In CASTANHO, S., CASTANHO. M. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Papirus.
Maseto, M. Behrens, M. A. (2000) Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus.
Masetto, M. T. (2003). Competências pedagógicas do professor universitário. Summus.
Ribeiro, M., Mussi, A. (2015). Inovação da prática pedagógica de professores do ensino universitário pela pesquisa-ação colaborativa. UEFS, Resolução CONSEPE 011/2015.
Slongo, I. Inês. P. (2004) A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina], Florianópolis, Brasil.
Veiga, I. (2000). Aula universitária e inovação. In: Veiga, I. Pedagogia universitária: a aula em foco. Papirus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.