A gestão educacional e a inclusão da temática ambiental nos PPPs de escolas públicas municipais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.31728Palavras-chave:
Educação Ambiental, Projeto Político Pedagógico, Gestão Educacional.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivos: (a) compreender como foram elaborados os projetos político pedagógicos (PPPs) de quatro escolas de ensino fundamental, públicas, localizadas em um município do sudoeste da Bahia, e (b) conhecer como é abordada a temática educação ambiental (EA) nas matrizes curriculares desses projetos. Foram analisados quatro PPPs, de quatro escolas municipais que atendem aos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 27 professores. O estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foi realizada análise documental dos PPPs e, ainda, a categorização dos textos desses documentos, utilizando-se o software IRAMUTEQ. A triangulação dos dados foi realizada segundo Minayo (2010). Dos quatro PPPs analisados, três apresentam matrizes curriculares que contemplam a temática EA sob uma perspectiva conservacionista, e um aborda a inserção da EA em uma perspectiva socioambiental.
Downloads
Referências
Agenda 21. (2012). Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. http://www.org.br.rio20/img/2012/01/agenda21.pdf.
Aranha, M. L. A. (1996) História da Educação (2. ed.). Moderna.
Benincá, E., & Caimi, F. E. (Orgs.) (2001). Formação de Professores: um diálogo entre a teoria e a prática. UPF. Constituição da República Federativa do Brasil (16. ed.). (1988). Atlas. http://www.senado.gov.br/legislação/const/con1988/con1988_05.10.1988/con1988.pdf.
Carvalho, I. C. M. (2004). Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico (4. ed.) Cortez.
Dias, G. F. (1992). Educação Ambiental: Princípios e práticas. Gaia.
Dourado, L. F. (2000). A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In Ferreira, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios (pp. 77-95). Cortez.
Layragues, P. P. (2012). Para onde vai a Educação Ambiental? O Cenário político-ideológico da Educação Ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra hegemônica. Rev. Contemporânea de Educação, 7(14): 398-421.
Leff, E. E. (2010). Epistemologia Ambiental (5. ed.). Cortez. Lei nº 010172 de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. MEC/SEF. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf.
Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. MEC/SEF.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lima, G. F. C. (jan./abr. 2009). Educação Ambiental Crítica: Do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, 35(1), 145-163. http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a10v35n1.pdf
Loureiro, C. F. B. et al. (2000). Cidadania e Meio Ambiente: Construindo os recursos do amanhã. Centro de Recursos Ambientais.
Luck, H. (2008). Gestão educacional: uma questão paradigmática (4. ed., Série: Cadernos de Gestão). Editora Vozes.
Minayo, M. C. S. (2010). Introdução. In M.C.S. Minayo et al. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais (pp. 19-51). Fiocruz.
Ministério da Educação (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. MEC/SEF. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf
Ministério da Educação. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: ética. MEC/SEF.
Ministério da Educação. (2018) Base Nacional Comum Curricular (2. versão revista). MEC/SEF. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf.
Ministério da Educação. (2008). Plano de Desenvolvimento da Educação. MEC/SEF. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pde/oquee.html.
Moreira, M. F. (2001). Caminhadas Ecológicas como uma nova prática educacional. In Selles, S. E. et al. (Orgs.). Anais do I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES – Novo milênio, novas práticas educacionais, UFF e SBEnBio RJ/ES, 479-480.
Morin, E. (2000). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento (7. ed.). Bertrand.
Paro, V. H. (2001). Administração escolar: introdução crítica (10. ed.). Cortez.
Projeto Político Pedagógico (2011). Escola Municipal Perícles Gusmão Régis. Vitória da Conquista – BA.
Projeto Político Pedagógico (2016) Escola Municipal Professora Ita David de Castro. Vitória da Conquista – BA.
Projeto Político Pedagógico (2017). Escola Municipal Iza Medeiros. Vitória da Conquista – BA.
Reigota, M. (2013). Meio Ambiente e Representação Social. Cortez.
Sander, B. (2005). Políticas Públicas e Gestão Democrática da Educação. Liber Livro Editora.
Sauvé, L. (2000). Para construir um patrimônio de investigación em educación ambiental. Tópicos en Educación Ambiental. 2(5), 51-69.
Shiroma, O. E; Moraes, M. C. M, & Evangelista, O. (2011). Política Educacional (4. ed.). Lamparina.
Vasconcelos, C. S. (2002). Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. Libertad.
Veiga, I. P. A. (2001). Projeto Político Pedagógico: Uma construção possível. Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.