M-learning: o uso de dispositivos móveis por uma geração conectada
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.32203Keywords:
M-Learning, Aplicativos, Geração conectadaAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar a construção de aplicativos educacionais a fim de auxiliar o desenvolvimento do m-learning. Este estudo foi fomentado com base na necessidade de planejar e implementar o uso crítico dos dispositivos móveis na educação, principalmente, por uma geração que está conectada em rede. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com estudantes de uma turma de graduação do curso de pedagogia. Na coleta de dados, foram disponibilizados dois instrumentos: observação participante e questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados coletados permitiram verificar que o m-learning pode gerar contribuições no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Destaca-se, o potencial para promover inovações no meio escolar, novas formas de comunicação, interação e possibilidades para compreensão de conteúdos escolares através de aplicativos.
Downloads
References
Referências
BRASIL. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm>. Acesso em: 09 de jan. 2018.
______. Lei nº 13.005/2014 de 25 de Junho de 2014. Estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/>. Acesso em: 09 de jan. 2018.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR.) TIC Governo Eletrônico 2015: órgãos públicos federais e estaduais. Disponível em: Acesso em: 2 out. 2017.Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137/15054> Acesso em: 29 de jan. 2018.
EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO S/A – EBC. Relatório aponta Brasil como quarto país em número de usuários de internet. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-10/relatorio-aponta-brasil-como-quarto-pais-em-numero-de-usuarios-de-internet>. Acesso em: 15 de jan. 2018.
KIUCHI Carolina.; SILVA, Jennifer Oliveira.; GOMES, Letícia. R. Riente. Youtubers: a nova geração de influenciadores. Revista Científica UMC Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, v.3, n.1, p. 1-14, fev. 2018. Disponível em: http://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/214/191. Acesso em: 28 de mar. 2018.
LEITE, Bruno Silva. M-Learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química. Revista Brasileira de Informática na Educação, Rio de Janeiro, v.22, n.3, p. 55-68, out. 2014. Disponível em: <http://www.academia.edu/11729289/M-learning_o_uso_de_Dispositivos_M%C3%B3veis_como_ferramenta_did%C3%A1tica_no_Ensino_de_Qu%C3%ADmica >. Acesso em: 21 de dez. 2017.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Tradução: Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
SANTOS, Fernanda Mendes de Vuono.; FREITAS, Sydney Fernandes de. Avaliação da usabilidade de ícones de aplicativo móvel utilizado como apoio educacional para crianças na idade pré-escolar. Ação Ergonômica. Revista Brasileira de Ergonômica. Rio de Janeiro, vol.10, n. 2, p. 123 - 132. jan. 2015. Disponível em:
<http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/471/254>. Acesso em: 18 de abril. 2018.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, Rio de Janeiro, 2012.
SONEGO, Anna Helena Silveira.; BEHAR, Patricia Alejandra. M-Learning: Reflexões e Perspectivas com o uso de aplicativos educacionais. In: XX Conferência Internacional de sobre Informática na Educação, 20; 2015, Santiago, Chile. Anais Nuevas Ideas en Informática Educativa. 2015. Disponível em: <http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/521-526.pdf>. Acesso em: 11 de jun. 2018.
SOUSA - PEREIRA, Fátima.; LEITE, Carlinda.; CARVALHO, José de Melo. Políticas de Formação Inicial de Professores em Portugal no Processo de Bolonha: uma análise intrainstitucional a partir de práticas de formação. Revista Educação Unissinos, São Leopoldo, v. 19, n.1, p. 1-16, jan/abr. 2015. Disponível em:
<http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.191.01/4568>. Acesso em: 15 de jan. 2018.
STATISTA. The Statistica Portal. Statistics and Studies from more than 18,000 Sources. Disponível em: https://www.statista.com/. Acesso em: 03 de jan. 2018.
UNESCO. Diretrizes de políticas para aprendizagem móvel. Tradução Rita Brossard. Brasília: UNESCO, 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf>.
Acesso em: 21 de mar. 2018.
TWENGE, Jean Marie. iGen: Why Today's Super-Connected Kids are Growing up Less Rebellious, More Tolerant, Less Happy - and Completely Unprepared for Adulthood. New York: Atria Books, 2017.
Organização das Nações Unidas do Brasil (ONUBR). Disponível em:
<https://nacoesunidas.org/brasil-e-o-quarto-pais-com-mais-usuarios-de-internet-do-mundo-diz-relatorio-da-onu/>. Acesso em: 27 de mar. 2018.
Wikipédia. Enciclopédia livre. Código Qrcode. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR>. Acesso em: 29 de jan. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.