Saias e blusas: invenções para aprender a multiplicar com a Matemática Moderna
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33793Palavras-chave:
História da Educação. Acervos escolares. Ensino primário. Formação de professores. Pensamento combinatório.Resumo
O artigo apresenta uma investigação sobre uma experiência de inovação de ensino de matemática registrada em um caderno de uma aluna que frequentou o segundo ano do curso primário do Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre, no ano de 1968. Trata-se de uma abordagem da multiplicação inspirada no conceito de produto cartesiano de conjuntos e orientada para o que é denominado, atualmente, pensamento combinatório. A instituição, dedicada à formação de professores primários, ofereceu um Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária desde 1966. Por meio do cruzamento de fontes diversas, a pesquisa identifica as conexões entre a experiência registrada no caderno, os estudos promovidos no Curso e as publicações de autores engajados no movimento da Matemática Moderna. Também são tecidas considerações sobre o currículo praticado naquela escola, sobre o poder criativo da cultura escolar e sobre as ressonâncias da Matemática Moderna nas produções correntes sobre o ensino de Matemática para os anos iniciais da escolarização.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, I. Metodologia da matemática. Rio de Janeiro: Conquista, 1951.
ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo do currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 78-102.
BARBOSA, R. M. Matemática, metodologia e complementos para professores primários. Aritmética teórico-prática. v. 1. São Paulo: LPM, 1966.
BONFADA, E. M. A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
BONJORNO, J. R.; AZENHA, R.; GUSMÃO, T.; RIBEIRO, M. Malabares: alfabetização matemática. São Paulo: FTD, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos /pdf/livro03.pdf. Acesso em: 30 mar. 2019.
BÚRIGO, E. Z. A Matemática Moderna na UFRGS: o protagonismo dos professores da universidade. In: FLORES, C.; ARRUDA, J. P. (org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal. São Paulo: Annablume, 2010. p. 89-116.
BÚRIGO, E. Z. Exposé moderne des mathématiques élémentaires: quando uma obra precede sua autora. Zetetiké, Campinas, n. 27, p. 1-16, 2019. https://doi.org/10.20396/zet.v27i0.8654365
BÚRIGO, E. Z.; PEIXOTO, F. A. B. Aprender a ensinar: memórias de professoras normalistas. Educação Matemática em Revista-RS, Porto Alegre, v. 2, n. 19, p. 21-33, 2018.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
COLMEZ, F.; HOSSON, C.; PICHAUD, J; ROBERT, A. (org.). Hommage à André Revuz. Paris: Laboratoire de Didactique André Revuz, 2010. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/d9da21_7e379b811a40425e89fdb71c041534dd.pdf. Acesso em: 31 mar. 2019.
DALCIN, A.; BONFADA, E. M.; RHEINHEIMER, J. M. Odila Barros Xavier e o ensino de matemática: percursos de uma professora formadora. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 2, n. 19, p. 9-20, 2018.
D’AMBROSIO, B. S. The dynamics and consequences of the modern mathematics reform movement for brazilian mathematics education. 1987. Tese (Doctor of Philosophy) – School of Education, Indiana University, Bloomington, 1987.
D’AMBROSIO, B. S. Dinâmica e as consequências do movimento da matemática moderna na educação matemática do Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 2017.
DIENES, Z. P. A matemática moderna no ensino primário. Rio de Janeiro/São Paulo: Horizonte/Fundo de Cultura, 1967.
FÉLIX, L. Mathématiques modernes ∩ enseignement élémentaire. Paris: Albert Blanchard, 1960.
FISCHER, M. C. B. A experiência das classes piloto organizadas pelo GEEMPA, ao tempo da Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional, PUC-PR, Curitiba, v. 6, n. 18, p. 101-112, maio/ago. 2006. https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3319
GEEM. Grupo de Estudos em Ensino de Matemática. Matemática moderna para o ensino secundário. São Paulo: IBECC, 1962.
GROSS, Cristiane. Diário de aulas. Porto Alegre: 1968. Caderno escolar utilizado no segundo ano do curso primário. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186985. Acesso em: 30 mar. 2019.
GROSS, Cristiane. Entrevista concedida a Nicolas Giovani da Rosa, em 3 de setembro de 2018. Não publicada.
GROSSI, E. P. Uma arqueologia dos saberes do GEEMPA. Revista GEEMPA (35 anos), Porto Alegre, n. 10, p. 11-39, set. 2005.
KLINE, M. O fracasso da matemática moderna. Tradução: Leonidas Gontijo de Carvalho. São Paulo: Ibrasa, 1976.
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. Na oficina do historiador da educação matemática: cadernos de alunos como fontes de pesquisa. Belém: SBHMat, 2009. Coleção História da Matemática para Professores. v. 19. Disponível em: http://www2.unifesp.br/centros/ghemat/images/stuffs/OFICINA_Parte_1.pdf. Acesso em: 31 mar. 2019.
LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Educação matemática e pesquisa, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 857-871, 2013.
LIBERMAN, M. P.; FRANCHI, A.; BECHARA, L. Curso moderno de Matemática para a escola elementar. v. 2. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
MOTA, Telmo Pires. Entrevista concedida a Elisabete Búrigo. Porto Alegre: janeiro de 2008. Não publicada.
NEDEM. Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática. Ensino Moderno da Matemática. v. 1. São Paulo: Editora do Brasil, 1967.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, Projeto História, São Paulo, n.10, p. 7-28, dez.1993.
NUNES, C. Memória e história da educação: entre práticas e representações. In: LEAL, M. C.; PIMENTEL, M. A. L. (org.). História e memória da Escola Nova. São Paulo: Loyola, 2003. p. 9-25.
NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. In: GONDRA, J. G. (org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP & A, 2005. p. 17-62.
OLIVEIRA, M. A. A aritmética escolar e o método intuitivo: um novo saber para o curso primário (1870-1920). 2017. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, M. C. A.; LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. (org.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011.
PAPY, G.; PAPY, F. Mathématique moderne. v. 1. Bruxelles: Didier, 1965.
PICARD, N. Des ensembles à la découverte du nombre. Paris: OCDL, 1970.
REVUZ, A. Mathématique moderne, mathématique vivante. Paris: OCDL, 1963.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 6004, de 26 de Janeiro de 1955. In: RIO GRANDE DO SUL. Coletânea legislativa, decretos estaduais de 1955. Porto Alegre: 1955. p. 91-103.
SANCHEZ, L. B. Prefácio. In: LEME DA SILVA, M. C.; VALENTE, W. R. Na oficina do historiador da educação matemática: cadernos de alunos como fontes de pesquisa. Belém: SBHMat, 2009.
SANGIORGI, O. Matemática: curso moderno para cursos ginasiais. v. 1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.
SANGIORGI, O. Matemática: curso moderno. Volume 1 para os ginásios. Guia para uso dos professores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.
THOFEHRN, C. C.; CUNHA, N. Estrada iluminada. A festa do vaga-lume. v. 2. São Paulo: Editora Brasil, 1968.
TRAJANO, A. Arithmetica elementar illustrada. Rio de Janeiro: Martins de Araujo, [190-?].
VALENTE, W. R. O que é número? Produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014
VANPAEMEL, G. Belgian contributions to the New Math movement in Europe. The role of international organizations and the influence of the periphery. STEP MEETING, 8., 2012, Corfu. Anais [...]. Corfu, 2012. p. 1-11. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Geert_Vanpaemel/publication/. Acesso em: 31 mar. 2019.
VILLELA, L. M. A. “GRUEMA”: uma contribuição para a História da Educação Matemática no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.
VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, A. C. V. (ed.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.