Bebês com deficiência no Brasil: um olhar a partir dos programas governamentais e pesquisas nacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.35435Palavras-chave:
Inclusão, Deficiência, Primeiríssima Infância, Políticas Públicas, Intervenção PrecoceResumo
Este estudo objetivou mapear programas governamentais e a produção científica brasileira sobre as políticas públicas de inclusão nos três primeiros anos de vida. O levantamento dos programas ocorreu através dos sites dos Ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, já da produção científica através de uma revisão de teses, dissertações e artigos. Conclui-se que tanto os programas quanto a literatura direcionam pouca atenção específica à criança de zero a três anos com deficiência. A Assistência Social mostrou-se como o setor que mais tem investido na proposição de programas para este público, já a Educação aquele que mais tem publicado estudos no campo, predominantemente sobre políticas de inclusão escolar. Ressalta-se a urgência da proposição e avaliação de políticas públicas intersetoriais para essa população, que visem a inclusão de forma mais abrangente, proporcionando bases favoráveis para o desenvolvimento do bebê e da criança pequena.Downloads
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