O projeto ético-político de bell hooks para a educação:
contribuições ao campo da Educação em Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42825Palavras-chave:
Educação, Educação em Direitos Humanos, bell hooksResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o pensamento da escritora, educadora e ativista feminista bell hooks em suas articulações com o campo da educação. Mais especificamente, nos debruçamos sobre o que denominamos como projeto ético-político da intelectual para a educação, com ênfase nas contribuições de seu pensamento e obras para o campo da Educação em Direitos Humanos. Resgatou-se o debate teórico e conceitual a partir de recentes obras da autora traduzidas para a língua portuguesa. O debate teórico e conceitual de bell hooks está organizado da seguinte forma no texto: (a) contribuições do pensamento feminista para uma educação antirracista e antissexista; (b) a educação como prática de liberdade como pista para a produção de pedagogias engajadas em salas de aula multiculturais; e (c) o amor como ethos fundante de uma educação comunitária democrática e como prática de liberdade. A obra de bell hooks aponta para a importância da educação como ato político que desvele as mazelas e entraves, doravante a ideologia de supremacia branca, para uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, lança mão de uma análise interseccional e de uma prática comunitária de cuidado e autorrealização no campo da educação.
Downloads
Referências
Collins, P. H. (2017). Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, 5(1), 7-17.
Davis, A. (2016). Mulheres, raça e classe (1a ed.). São Paulo: Boitempo.
Freire, P. (2016). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (53a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Giddens, A. (2012). Sociologia (6a ed. R. C. Costa, Trad). Porto Alegre: Penso.
Gonçalves, E. (2022). Descolonizar a escola: nova batalha de
bell hooks. https://elefanteeditora.com.br/descolonizara-escola-nova-batalha-de-bell-hooks/#:~:text=A%20
obra%20de%20bell%20hooks,sua%20aguardada%20
publica%C3%A7%C3%A3o%20no%20pa%C3%ADs
hooks, b. (1981). E eu não sou uma mulher: mulheres negras e feminismo (1a ed.). Plataforma Gueto: Rio de Janeiro.
hooks, b. (2017). Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade (2a ed.). São Paulo: WMF Martins Fontes.
hooks, b. (2019a). Erguer a voz: pensar como negra, pensar como feminista. São Paulo: Elefante.
hooks, b. (2019b). O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras (4a ed.). Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.
hooks, b. (2020a). Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante.
hooks, b. (2020b). Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante.
Lorde, A. (2019a). Não existe hierarquia de opressão. In: H. B. Holanda (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais (pp. 246-256). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.
Lorde, A. (2019b). Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença. In: H. B. Holanda (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais (pp. 243-245). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.
Louro, G. L. (2014). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista (16a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file
Silva, D. F. (2016). Sobre a diferença sem separabilidade. Recuperado de https://www.bienalmercosul.art.br/bienal-12-jornal/Sobre-diferen%C3%A7a-sem-separabilidade
Truth, S. (2020). E eu não sou uma mulher? A narrativa de Sojourner Truth (1a ed.). Rio de Janeiro: Irmã Editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.