A produção do conhecimento em Educação

a pesquisa e os desafios globais e locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46984

Palavras-chave:

educação, pesquisa, produção do conhecimento, desafios

Resumo

O campo da educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Este texto de apresentação da Revista Educação coloca em diálogo a editora e os organizadores dos Dossiês da Educação no ano de 2024, período marcado por desafios globais e locais, entre as quais as enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Assim, esse importante problema social é conectado à teoria da aceleração social e ao conceito de ressonância de Hartmut Rosa (2019), conduzindo a análise de que as dimensões tecnológica, as mudanças sociais e o ritmo de vida influenciam e são influenciados pelas questões ambientais, de forma complexa, uma vez que a aceleração tecnológica está diretamente ligada ao crescimento urbano e ao desenvolvimento econômico acelerado e, em um mundo onde a velocidade se torna uma norma, as prioridades, muitas vezes, se voltam para o curto prazo, transformando os modos de vida e as relações. Dessa forma e tomando como partida a convergência nessa percepção, na edição da Revista Educação, apresentamos alguns desafios e possibilidades emergentes no campo educacional, que nos remetem a pensar o futuro da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora permanente nos Programas de PósGraduação em Educação (PPGEDU) e Sociologia e Ciências Políticas (PPGSCP) e docente nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia (PUCRS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (NEPIEI) e dos Grupos de Pesquisa “Questões Sociais na Escola” e “Psicologia e Educação”, coordenadora do Laboratório das Infâncias (LabInf), coordenadora dos cursos latu senso “Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado”; “Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil” e “Psicologia Escolar e Educacional”. Editora da Revista Educação. Bolsista Produtividade 2 CNPq. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Psicóloga, mestre e doutora em Serviço Social (PUCRS).

Paulo Sergio Fochi, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professor do curso de Pedagogia pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISINOS), coordenador e professor do curso de Especialização em Educação Infantil (UNISINOS).

Mônica Appezzato Pinazza , Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil e do Grupo de Estudos Formação Profissional e Práticas de Supervisão em Contextos.

Lucia Lombardi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FEUSP). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FEUSP). Pósdoutora pela Faculdade de Educação da USP (Brasil) e pela Melbourne Graduate School of Education (MGSE) da University of Melbourne (Australia). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So) e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia (CCPedL-So) na mesma instituição.

Vera Lucia Felicetti, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com estágio doutoral na Texas University (Austin, US). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Pós-doutorado na Maryland University, College Park e American University (US). Coordenadora do subcolegiado de Educação da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) da Educação Superior (INEP-MEC). Bolsista Produtividade 1D CNPq.

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora da Escola de Humanidades/Educação; coordenadora o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidad de Barcelona (Espanha). Tem pós-doutorado pela Univesity of Texas at Austin (EUA) e pela Universidade de Barcelona. Pesquisadora produtividade 1C CNPq.

Referências

Altbach, P. G., & Knight, J. (2007). The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, 11(3-4), 290-305. https://doi.org/10.1177/1028315307303542

Bondioli, A. (2004) O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Autores Associados.

Bondioli, A. & Ferrari, M. (Orgs.). (2004). Verso un modello di valutazione formativa. Edizioni Junior.

Rosa, H. (2019). Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. UNESP.

Santos, A. M., & Guilherme, A. A. (2016). Tempo de mudanças. Educação, 39(1), 1–2. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.24457

Tziminadis, J. L. F. (2017). Modernidade dessincronizada: aceleração social, destemporalização e alienação: uma entrevista com Hartmut Rosa. Estudos de Sociologia, 22(43), 365-383. https://doi.org/10.52780/res.10462

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Mendes dos Santos, A., Fochi, P. S., Appezzato Pinazza , M., Lombardi, L., Felicetti, V. L., & Steren dos Santos, B. (2024). A produção do conhecimento em Educação: a pesquisa e os desafios globais e locais. Educação, 47(1), e46984. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46984

Edição

Seção

Editorial