A produção do conhecimento em Educação
a pesquisa e os desafios globais e locais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46984Palavras-chave:
educação, pesquisa, produção do conhecimento, desafiosResumo
O campo da educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Este texto de apresentação da Revista Educação coloca em diálogo a editora e os organizadores dos Dossiês da Educação no ano de 2024, período marcado por desafios globais e locais, entre as quais as enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Assim, esse importante problema social é conectado à teoria da aceleração social e ao conceito de ressonância de Hartmut Rosa (2019), conduzindo a análise de que as dimensões tecnológica, as mudanças sociais e o ritmo de vida influenciam e são influenciados pelas questões ambientais, de forma complexa, uma vez que a aceleração tecnológica está diretamente ligada ao crescimento urbano e ao desenvolvimento econômico acelerado e, em um mundo onde a velocidade se torna uma norma, as prioridades, muitas vezes, se voltam para o curto prazo, transformando os modos de vida e as relações. Dessa forma e tomando como partida a convergência nessa percepção, na edição da Revista Educação, apresentamos alguns desafios e possibilidades emergentes no campo educacional, que nos remetem a pensar o futuro da educação.
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