Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva
Palavras-chave:
Escrita de palavras, Neuropsicologia cognitiva, DisgrafiaResumo
O presente artigo apresenta o processo de construção de uma tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos, de acordo com a abordagem da neuropsicologia cognitiva. O processo de construção seguiu seis etapas: 1) seleção dos critérios psicolinguísticos; 2) seleção dos itens para a tarefa; 3) revisão da primeira versão por juízes especialistas; 4) reformulações após retorno dos juízes e construção da segunda versão da tarefa; 5) envio à análise de juízes da nova versão; 6) versão final da tarefa. Foram incluídos 72 estímulos divididos em frequentes (24 palavras) e não frequentes (24 palavras) e 24 pseudopalavras. Cada grupo de estímulos foi organizado em regular, irregular, curtos e longos. Com essa tarefa pretende-se contribuir com a avaliação neuropsicológica cognitiva das disgrafias adquiridas e do desenvolvimento, assim como caracterizar o perfil de escrita de grupos clínicos e de adultos saudáveis com diferentes características sociodemográficas.Downloads
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Publicado
2013-04-11
Como Citar
Rodrigues, J. de C., & de Salles, J. F. (2013). Tarefa de escrita de palavras/pseudopalavras para adultos: abordagem da neuropsicologia cognitiva. Letras De Hoje, 48(1), 50–58. Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/fale/article/view/11960
Edição
Seção
Estudos Empíricos de Processos Cognitivos da Leitura