A Construção social dos atores políticos:
as novas condições de competição eleitoral e a campanha presidencial de Eurico Dutra em 1945
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2025.1.47531Palavras-chave:
Campanhas eleitorais, Construção do eleitor, Eleições de 1945, Eurico DutraResumo
O artigo realiza uma revisão histórica da competição eleitoral no Brasil, desde o período anterior até a transição política da ditadura do Estado Novo em 1945. Em seguida, analisam-se dados sobre o eleitorado brasileiro, discutem-se as condições de formação do eleitor a partir de 1945, em diálogo com a produção historiográfica sobre o tema, e examinam-se documentos relacionados às práticas de mobilização na campanha presidencial de Eurico Dutra. O principal argumento é o de que, apesar de sua origem no regime autoritário, essa transição política pode ser considerada um momento-chave no processo de construção social dos atores políticos rumo a uma experiência democrática no Brasil. A análise da documentação de Dutra em 1945 revela um esforço complexo para organizar uma campanha presidencial voltada a um eleitorado ampliado, buscando mobilizá-lo e conquistar seus votos até o dia da eleição.
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