Relação entre a consciência sintática e a escrita da frase em estudantes de 1.º e 2.º anos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38548Palavras-chave:
Escrita, Alfabetização, Frase, Consciência sintáticaResumo
A aprendizagem da escrita da frase nos anos iniciais é essencial para a posterior produção textual e desempenho acadêmico. Habilidades como a consciência sintática facilitam e auxiliam no processo de aprendizagem da escrita frasal e da leitura. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre consciência sintática e a escrita da frase de alunos de 1.º e 2.º anos de uma escola da rede pública de ensino, de acordo com as fases da escrita parcialmente alfabética e alfabética consolidada (EHRI, 2005) e sexo. Por meio do software Statistical Package for Social Science (SPSS) foi realizado teste de Mann-whitney para verificar a relação entre as variáveis. A partir dos resultados pode-se observar que quanto melhor o desempenho em consciência sintática, melhor a qualidade da frase dos alunos. Houve diferença significativa no desempenho da consciência sintática entre as fases da escrita; e não houve diferença entre os sexos.
Downloads
Referências
BARBOSA, Vanessa M.; SILVA, Cláudia. Correlação entre habilidade de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita de palavras. Revista CEFAC, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 1-10, 2020.
BARRERA, Sylvia D.; MALUF, Maria R. Consciência Metalinguistica e Alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 491-502, 16 mar. 2003.
BRASIL et al. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico São Paulo: Fundação Santilha, 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.
BUBLITZ, Grasiela K. A consciência sintática de crianças que ingressaram aos 6 anos no Ensino Fundamental. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 92-97, jul./set. 2010.
CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C.; SOARES, Joceli V. T. Consciência sintática no ensino fundamental: correlações com consciência fonológica, vocabulário, leitura e escrita. Psico-USF, São Francisco, v. 9, n. 1, p. 39-47, jan./jun. 2004.
CORREA, Jane. A avaliação da consciência sintática na criança: uma análise metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 69-75, jan./abr. 2004.
CUNHA, Ana P. N.; MIRANDA, Ana R. M. A hipo e a hipersegmentação nos dados da aquisição de escrita: a influência da prosódia. Alfa, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 127-148, nov. 2009.
EHRI, Linnea. Development of sight word reading: phases and findings. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (ed.). The science of reading, a handbook. Malden: Blackwell, 2005. p. 135-154.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
GOMBERT, Jean E. Atividades Metalinguísticas e aprendizado da leitura. In: MALUF, Maria R. Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 19-64.
GOMBERT, Jean E. Metalinguistic development. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
GUARESI, Ronei. Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita. Revista FAEBBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 51-62, jan./jun. 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Documento Básico. Brasília: INEP, 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2013/livreto_ANA_online.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.
MALUF, Maria R.; ZANELLA, Maura S.; PAGNEZ, Karina S. M. M. Habilidades metalinguísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 56, n. 124, p. 67-92, jan./jun. 2006.
PEREIRA, Vera W.; SCLIAR-CABRAL, Leonor. Compreensão de textos e consciência textual. Florianópolis: Insular, 2012.
REGO, Lúcia L. B. O papel da consciência sintática na aquisição da língua escrita. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 79-86, abr. 1993.
SCHERER, Ana P. R.; PEREIRA, Vera W. A escrita da frase na alfabetização: o papel da consciência sintática. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, ed. esp., p. 44-60, jul./dez. 2013.
SCHERER, Ana P. R.; WOLFF, Clarice L.; NORTE, Julia S. S. A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial na frase. ReVEL, Porto Alegre, v. 17, n. 33, p. 85-103, 2019.
SILVA, Ademar. Alfabetização: a escrita espontânea. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1994.
SIM-SIM, Inês. Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever: Perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 2003.
VIEIRA, Gastão. Alfabetização Infantil: Os novos caminhos. 3. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2003. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/alfabetizacao_infanti_novos_caminhos_gastao_vieira.pdf. Acesso em: 14 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letrônica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.