Docente e discente: interinfluências nos processos de ensino e de aprendizagem
Resumo
O presente artigo objetivou analisar as influências dos docentes no processo de ensino e de aprendizagem de seus discentes, levando em consideração a importância da formação docente, as situações de mal/bem-estar docente, o papel do professor nos processos de construção do pensamento e da linguagem. Através de um estudo quanti-qualitativo, primeiramente através de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de Esteve, Jesus, Stobäus e Mosquera, Bakhtin e Vygotsky, e de uma análise de conteúdo, conforme Bardin, realizada no banco de dados da ANPEd nos anos de 2010 e 2011, no Grupo de Trabalho (GT) número 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita. Foi realizada leitura flutuante de todos os trabalhos publicados naqueles dois anos, sendo possível verificar uma diversidade de abordagens nos artigos publicados, tendo maior incidência as publicações referentes à leitura e à escrita. Acreditamos que os docentes devem ter maior perceptibilidade do importante papel que exercem, em especial nos processos de aquisição de leitura e escrita, que devem ser desenvolvidos por eles nas diversas disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de práticas para melhor compreender e aprimorar os processos de pensamento e da palavra, seja falada, lida ou escrita.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-20
Como Citar
Dohms, K. P., Ramos, M., Stobäus, C. D., & Mosquera, J. J. M. (2012). Docente e discente: interinfluências nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Por Escrito, 3(2). Recuperado de https://pucrs.emnuvens.com.br/porescrito/article/view/12183
Edição
Seção
Artigos