O ensino de língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular

um estudo do eixo análise linguística/semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45417

Palavras-chave:

Ensino de língua materna, Ensino tradicional da gramática, Análise linguística, Habilidades, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso teve como objetivo verificar os verbos introdutórios das habilidades concernentes ao eixo análise linguística/semiótica e constatar a presença de orientações que prezem as práticas de descrição de estruturas linguísticas características do ensino gramatical tradicional. Para tanto, partindo dos princípios qualitativos de pesquisa, foram analisadas as habilidades descritas no documento, as quais conduzem e definem quais ações serão tomadas pelos educandos para o domínio de determinados objetos do conhecimento. À medida que foram compreendidos os verbos dispostos nas habilidades, processos cognitivos envolvidos e sua relação com as formas tradicionais de análise linguística, foi possível constatar que algumas dessas habilidades possuem forte presença das metodologias de estudo tradicionais da gramática. Por fim, para embasar esse trabalho, utilizou-se como aporte teórico as considerações de Bagno (2012), Faria e Macedo (2021), Franchi (2006), Geraldi (2015), Perini (1997) e Possenti (2011), os quais pressupõem que, para um trabalho efetivo com a linguagem, não se pode submeter o aluno aos exercícios de mero reconhecimento, identificação e/ou classificação de estruturas morfossintáticas sob pena de não promover um domínio, de fato, da modalidade padrão da língua, uma vez que há fartos exemplos na literatura demonstrando a falência deste tipo de abordagem da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula De Col Campanha, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, MT, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Cesumar (2022). Graduanda no curso de Licenciatura em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (2019-Atual). Atuou como bolsista no Programa de Iniciação à docência – língua inglesa (2019). Participou como bolsista no Programa Residência pedagógica (2021-2022) e como voluntária (2022- 2023). Atuou como bolsista articuladora/facilitadora no Programa de Formação de Células Cooperativas (2022-2023). Atualmente é mestranda e bolsista CAPES no mestrado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Vanessa Fabiola Silva de Faria, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, MT, Brasil.

Bacharel em Letras (Alemão/Português) pela FFLCH- -USP (2004), mestre em Educação Linha Linguagem e Educação, pela FE-USP (2009) e doutora em Estudos da Linguagem – Linha Estudos Linguísticos do Texto (2015). Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e atuou também como coordenadora do subprojeto Língua Portuguesa da Residência Pedagógica – Núcleo Sinop. Experiência na área de Letras – Língua Portuguesa, com ênfase nos estudos linguísticos do texto e do discurso e ensino-aprendizagem de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e médio.

Referências

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola

Editorial, 2012. DOI: https://doi.org/10.1127/1432-8364/2012/0103

BEZERRA, G. G. R.; SEMEGHINI-SIQUEIRA, I. Atividades epilingüísticas: por uma revisão do ensino e aprendizagem de gramática no EF. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais [...]. Campinas: COLE, 2007. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem11pdf/sm11ss07_07.pdf Acesso em: 22 abr. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

CASTILHO A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2016.

COELHO, J. M. M.; BORGES, F. G. B. Educação linguística e práticas de letramento no ensino de português escrito para surdos: Um relato de experiência na educação de jovens e adultos. Educação Por Escrito, [s.l.], v. 13, n. 1, p. e39328, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/porescrito/article/view/39328. Acesso em: 18 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39328

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

FARIA, V. O ensino de literatura: articulação entre as orientações oficiais e a pesquisa universitária. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, 2009.

FARIA, V. F. S.; MACEDO, A. M. Linguistic theories reconfigured in curriculum documents: the case of Brazilian Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Journal of Modern Education Review, [s.l.], v. 11, n. 9, p. 994-1006, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15341/jmer(2155-7993)/09.11.2021/006.

FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015. Acesso em: 18 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. 2. ed. São Paulo: Pedro & João Editores, 2015.

PERINI, M. A. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997.

PERINI, M. A. Princípios de linguística descritiva: introdução ao pensamento gramatical. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PIETRI, E. A constituição do discurso da mudança do ensino de língua materna no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Lingüística) – IEL, UNICAMP, Campinas, SP, 2003.

POSSENTI, S. Sobre o ensino de português na escola. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. p. 31-40.

SOARES, M. Que professor de português queremos formar? Boletim da ABRALIN, Fortaleza, v. 25, p. 211-218, 2000. Disponível em: https://abralin.org/wp-content/uploads/2020/02/Boletim-Abralin-N%C2%BA-25.pdf. Acesso em: 18 out. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

De Col Campanha, P., & Silva de Faria, V. F. (2024). O ensino de língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular: um estudo do eixo análise linguística/semiótica. Educação Por Escrito, 15(1), e45417. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2024.1.45417

Edição

Seção

Artigos