O corpo como imaginário da cidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10375Palavras-chave:
Corpo, Imaginário, CidadeResumo
Na constituição dos imaginários urbanos, cidade e corpo se comunicam, veiculam mensagens e jogam um importante papel. Neste artigo, nos dedicamos a estudar o corpo que aparece como uma das imagens de uma cidade. Ao realizar esse exercício através da análise de uma série de cartões-postais das praias do Rio de Janeiro, buscamos romper com a naturalização desse corpo, do modo como aparece e dos locais onde é mostrado. Partindo de uma perspectiva semiológica e antropológica, lançamos mão de uma metodologia qualitativa para analisar imagens fotográficas reproduzidas nos postais e a realidade social que elas (re)constroem.Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. A guerra dos sonhos. Campinas: Papirus, 1997.
_____. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BARTHES, Roland. O grão da voz. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
_____. Mitologias. São Paulo: Difel, 1980.
BRUMANA, Fernando. Antropologia dos sentidos: introdução às idéias de Marcel Mauss. São Paulo: Brasiliense, 1983.
DURAND, Gilbert. L’imagination symbolique. Paris: PUF, 1964.
DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. In: DURKHEIM, Emile. Os pensadores. São Paulo: Abril, 1973. p. 505-550.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GOLDENBERG, Mirian, RAMOS, Marcelo Silva. Nu e vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 19-40.
LAPLANTINE, François; TRINDADE, Liana. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1997.
MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974. v. II. p. 209-234.
MAFFESOLI, Michel. L’ombre de Dionysos: contribution à une sociologie de l’orgie. Paris: Méridiens, 1985.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1995.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.