El dia que me quieras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10377Palavras-chave:
América Latina, colonialismo, latinidadeResumo
As lembranças que restaram amarelecidas e transformadas pelo decurso do tempo na memória consciente a partir da experiência de espectador das artes sonoras e imagéticas da pintura, do teatro, da música e do cinema sobre as questões da latinidade nas Américas em confronto com a vivência de idêntica problemática política nos dias atuais – 30 anos depois. Revisitação de um tempo passado em busca de sua atualidade, e análise comparada de quatro textos de categorias diferentes, abrigados sob um mesmo título – El Dia Que Me Quieras – em exercício de intertextualidade. A pesquisa que antecedeu o presente texto pretende ao menos compreender e se possível lançar luz sobre a questão da América Latina, Latinidade e Latino-americanos.Downloads
Referências
BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou A Fabricação da Realidade. São Paulo: CULTRIX, 1995.
CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
DVD Musicalmente Mercedes Sosa – acústico na Suíça. Show gravado pela televisão suíça (1980). Distribuição brasileira em DVD: Versátil Home Vídeo.
EL DIA QUE ME QUIERAS: Programa do espetáculo teatral – 1980 (acervo do autor da pesquisa).
EL DIA QUE ME QUIERAS/idem – Filme. Direção de John Reinhardt; Roteiro de Alfredo Le Pera; Elenco: Carlos Gardel, Rosita Moreno, Tito Lusiardo, Manuel Pelufo e José L. Tortosa (1935). Distribuição brasileira
em DVD: Classicline.
ENCICLOPEDIA ILUSTRADA DEL CINE. Espanha: Editorial Labor S.A., 1970.
MORAIS, Osvando José de. Grande Sertão: Veredas – O Romance Transformado. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2000.
MORAIS, Osvando José de, et alli (Orgs). Teorias da Comunicação – Trajetórias Investigativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
MORAIS, Osvando J. de; SCHETTINO, Paulo B. C. (Orgs.). Teorias da Comunicação Aplicadas – Produção Discente. São Paulo: EDUNISO, 2011.
SCHETTINO, Paulo B. C. Diálogos dobre a Tecnologia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
SCHETTINO, Paulo B. C. Da Pedra ao Nada – A Viagem da Imagem. São Paulo: LCTE Editora, 2009.
SHULMAN, Irving. VALENTINO – A Morte do Amante. Rio de Janeiro: Novo Tempo Edições, 1967.
TODOROV, Tzvetan. A Vida em Comum – ensaio de antropologia geral. Campinas, SP: Papirus, 1996.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.