Imaginário e sedução: a comunicação estética
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12896Palavras-chave:
Imaginário, estética, sedução, belezaResumo
Este texto refere sobre imagens e sua estética, para estudos culturais do imaginário. Com base em Gilbert Durand (1998), o imaginário está próximo da cultura, mantendo relações entre o universo subjetivo e a realidade objetiva. O autor enfatiza que a realidade é acionada pela presença do imaginário, no qual está contida a imaginação. Atuando pois na imaginação, a sedução do estético perpassa pelo que inspira prazer, como uma estética além da beleza: a mitologia mostra sereias, gárgulas, imagens grotescas que também inspiraram prazer, tanto quanto o tradicional conceito do que é considerado belo. Na contemporaneidade o imaginário é seduzido por meios artificiais propagados amplamente na mídia, como possibilidade de recuperação de uma estética visual, a qual corre o risco de cair no extremo oposto, provocando consequências bizarras ou mesmo grotescas.Downloads
Referências
AQUINO, Tomás de. Summa Teologiae (II, 145,2). In: ECO, Umberto (Org.). História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 89.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BEAUMONT, Leprince de. La Belle et la Bête. In: PERRAULT, Claude. Contes de Fées. Tirés de Claude Perrault de Mmes. D’Aulnoy et Leprince de Beaumont. Paris: Brodard et Taupin, 1955.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia. Histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: EDIOURO, 1999.
DONDIS, Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
DURAND, Gilbert. O imaginário. Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
ECO, Umberto (Org.). História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
______. (Org.). História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade política entre o moderno e o pósmoderno. São Paulo: EDUSC, 2001.
LEÃO, Pepita de. Carlos Magno e seus cavaleiros. Porto Alegre: Globo, 1944.
LIPOVETSKY, Gilles. Sedução, publicidade e pós-modernidade. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 12, p. 7-13, jun. 2000.
MAFFESOLI, Michel. O eterno instante. Lisboa: Piaget, 2001.
______. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
______. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 15, p. 74-81, ago. 2001a.
______. O eterno instante. O retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Lisboa: Instituto Piaget, 2001b.
MALRIEU, Philippe. A construção do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
MÜLLER-BROCKMANN, Josef; MIELKE, Joaquín C. Historia de la comunicación visual. México: Gustavo Gili, 1998.
PAVIANI, Jayme. Estética mínima. Notas sobre arte e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
PLOTINO. A alma, a beleza, a contemplação. Sobre o belo, Enéada, I, 6. Trad. Imael Quiles. São Paulo: Associação Palas Atena, 1981.
POSTIC, Marcel. O imaginário na relação pedagógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1999.
TEIXEIRA COELHO, José. Moderno pós-moderno. São Paulo: Iluminuras, 1995.
ZILLES, Urbano. Estética mínima: notas sobre arte e literatura (Apresentação Jayme Paviani). Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.