Narrativas digitais interativas e o uso da tecnologia como narrador implícito
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12898Palavras-chave:
Narrativa digital, narrador implícito, tecnologia, comunicação digitalResumo
A convergência de mídias aponta para um conjunto de trans-formações que ultrapassam a perspectiva da interatividade ou da interação entre sujeitos sociais no processo comunicativo. Na produção dos conteúdos audiovisuais digitais se observa uma atualização dos papéis narrativos nestes textos. O presente artigo reúne algumas dessas novas configurações observadas a partir de uma etapa exploratória, descritiva e experimental. Trata-se de um movimento de análise e compreensão com base em experimentos verificados na Espanha e, especialmente, no âmbito de uma pesquisa sobre conteúdos digitais na Universidade Católica de Brasília, Brasil, que indicam pistas dessas inscrições narrativas que incluem a tecnologia digital.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. A arte poética. Disponível em: http://www.culturabrasil.pro.br/poetica/artepoetica_
aristoteles.htm Acesso em: 15 jan. 2012.
BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette. Comunicação digital: educação, tecnologia e novos comportamentos. São Paulo: Paulinas, 2008.
BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette; TOME, Takashi. Mídias digitais, convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005.
CASTRO, Cosette. La televisión como rito de pasaje del mundo analógico para el digital. Revista Tramas, Buenos Aires: Univ. La Plata, 2009.
______. La televisión como medio de transición hacia lo digital. Revista Chasqui, Quito: Ciespal, 2009.
FREITAS, Cristiana; CASTRO, Cosette. Narrativa audiovisual para multiplataformas: um estudo preliminar. In: XXXII Congresso da Intercom, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Universidade Positivo, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/bibliocom/sete/pdf/cosette-castro-cristiana-freitas.pdf> Acesso em 20 maio 2011.
GENETTE, Gérard. Figures III. Paris: Coleção Poétique, 1972.
______. Palimpsestes. Paris: Points, Seuil, 1992.
______. Fiction-diction. Paris: Seuil, 1991.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JIMÉNEZ, Jesús Garcia. Narrativa audiovisual. Madrid: Cátedra, 1996.
JOST, François. L’oeil-câmera: entre o Film et Roman. Presses Universitaires de Lyon, coll. Regardez et Ecoutes, 1989.
______. La télévision du quotidien: entre réalité et fiction. Bruxelas: Boeck, 2001.
______. L’empire du loft. Paris: La Dispute, 2002.
______. Realità/Finzione: l’impero del falso. Paris: Il Castoro, 2003.
______. Seis lições sobre televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.
______. Introduction à l’analyse de la télévison. Paris: Ellipses, 2004.
______. Comprendre La télévision. Paris: Armand Collin, 2005.
KIELING, Alexandre S. Televisão: a presença do telespectador na configuração discursiva da interatividade no programa Fantástico, 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.
______. Por uma nova economia do audiovisual. Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasília, Brasília, v. 1, n. 7, p. 57-74, dez. 2010.
______. Midiosfera, uma configuração de ambiência midiática. In: Congresso da ALAIC, 2010, Bogotá. Anais... Bogotá: ALAIC, 2010. Disponível em: http://www.alaic.net/portal/index.php?option=com_content&view=
article&id=111:ponencias-do-congresso-alaic-2010&catid=2:boletins-fase-3&Itemid=18#gt10 Acesso em: 20
maio 2011.
MIDDLEWARE GINGA. Disponível em: http://www.ginga.org.br Acesso em: 12 maio 2011.
MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural-UNESP, 2003.
MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1993.
NOVAIS, Rui; FIGUEIREDO, Tatiane. Media e nacionalismo desportivo: o sorteio do Mundial de 2010 nas imprensas brasileira e portuguesa. In: NOVAIS, Rui. A representação do futebol na imprensa. Lisboa: Media XXI, 2010, p. 95-115.
SCOLARI, Carlos Alberto. Ecologia de la Televisión. Complejidad narrativa, simulación y transmedialidad en la televisión contemporánea. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (Orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 174-201.
TV3–CCRTV Interativa. ElsDiaris de Pascal – programa interativo da Catalunha/Espanha. Disponível em:
http://elsdiarisdepascal.tv3.cat/ Acesso em: 20 maio 2011.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.