Por que a Nova Teoria é uma forma diferente de se pesquisar o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12900Palavras-chave:
Jornalismo, manipulação, comunicação, metáporo, contínuo mediático atmosféricoResumo
O presente ensaio ilustra como os estudos de jornalismo podem ser realizados por meio do paradigma metapórico de comunicação, a saber, o estudo da atuação da imprensa em sincronia com a ocorrência do próprio Acontecimento comu-nicacional. Para isso utiliza-se o exemplo do filme Mera coin-cidência (1997), em que se relata a construção fictícia de um fato político visando à reeleição do presidente dos Estados Unidos.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. À l’ombre des majorités silencieuses, ou la fin du social. Paris: Utopie, 1978.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO, Theodor et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril, 1975.
FIGUEIREDO, Luís Claudio. Tempo na pesquisa dos processos de singularização. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 15-33, 2002. Disponível em: http://www.psi.puc-rio.br/LuisClaudioTempo.html Acesso em: 15 nov. 2013.
HABERMAS, Jürgen. Strukturwandel der Öffentlichkeit. Neuwied: Luchterhand, 1965.
LAZARSFELD, Paul; KATZ, Elihu. Personal influence: The part played by people in the flow of mass communication. [s.l.]: Transaction, 1955.
LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
MARCONDES FILHO, Ciro. Ser jornalista: O desafio das tecnologias e o fim das ilusões. São Paulo: Paulus, 2009.
MORIN, Edgar. O Método 4. As ideias. Habitat, vida, costumes, organização. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1998.
NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. The spiral of silence: A theory of public opinion – Our social skin. Chicago: University of Chicago press, 1984.
SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2003.
WATZLAWICK, Paul. La réalité de la réalité: Confusion, desinformation, communication. Paris: Seuil, 1988.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.