A construção da imagem do Brasil no exterior: um estudo sobre as rotinas profissionais dos correspondentes internacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12901Palavras-chave:
Jornalismo internacional, correspondentes estrangeiros, agências internacionais, imaginário nacional, autorreferencialidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do jornalismo na construção do imaginário internacional. O fundamento teórico recorre aos conceitos de Antropojornalismo, Agenda Setting e Gatekeeping de autores emblemáticos como Hannerz, Said e Gans. O conteúdo empírico é resultado de pesquisas acadêmicas recentes e da longa trajetória profissional do autor como correspondente internacional na Europa e na América Latina. Acreditamos na hipótese de que a produção jornalística dos correspondentes e das agências de notícias, principalmente aquelas que formam o segmento televisivo, tem papel fundamental na construção da imagem do Brasil no exterior. Essa produção, no entanto, reflete um processo de autorreferencialidade ao privilegiar a imprensa brasileira como fonte primária de notícias utilizadas pelos correspondentes estrangeiros baseados no país.Downloads
Referências
ALLOWS, James; WOLFF, Fausto. Detonando a Notícia: como a mídia corrói a democracia americana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
BRASIL, Antonio. Telejornalismo, internet e guerrilha tecnológica. Rio de Janeiro: LCM, 2004.
______. A revolução das imagens. Rio de Janeiro: LCM, 2005.
______. Antimanual de jornalismo e comunicação. São Paulo: Ed. Senac-SP, 2007.
CAPONERO, Maria Cristina. A imagem do Brasil na Itália. 2007. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
BRITTO, Denise F. O papel do correspondente internacional na editoria exterior. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Intercom, 2003.
EMERY, E. História da Imprensa. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane. Gigantes invisíveis no telejornalismo mundial: agências internacionais de notícias e o ecossistema noticioso global. Brazilian Journalism Review, v. 7, n. 1, 2011.
FENBY, Jonathan. The international news service. Nova York: Schocken Books, 1986.
GANS, Herbert. Democracy and the news. Nova York: Oxford, 2003.
GOMIS, Lorenzo. Teoria del periodismo. Barcelona: Paidós, 1991.
GOYZUETA, Verônica; OGIER, Thierry et al. (orgs.). Guerra e imprensa: um olhar crítico da cobertura da guerra do Iraque. São Paulo: Summus, 2003.
HANNERS, Ulf. Foreign news. Chicago: Chicago Press, 2004.
HERMAN, Edward; CHOMSKY, Noam. Manufacturing consent. New York: Pantheon, 1988.
HESS, Stephen. International news & foreign correspondents. Washington: The Brookings Institution, 1996.
HOHENBERG, John. Foreign correspondence: the great reporters and their times. Syracuse: Syracuse University Press, 1995.
KNIGHTLEY, Philip. A primeira vítima: o correspondente de guerra como herói, propagandista e fabricante de mitos, da Criméia ao Vietnã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
NATALI, João Batista. Jornalismo internacional. São Paulo: Contexto, 2004.
SAID, Edward. O orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
______. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.