A cena cosplay: vinculações e produção de subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14206Palavras-chave:
Mídia, cultura juvenil, CosplayResumo
Este paper integra a pesquisa “Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis”, em realização junto ao PPGCOM-ESPM – SP, e analisa os resultados parciais da primeira investigação de campo realizada durante o festival Anime Dreams 2012, na cidade de São Paulo. Com base no conceito de inconsciente maquínico, de F. Guattari, e, em teorias sobre cultura juvenil e da mídia, foram mapeados os motivos da realização do cosplay e os circuitos de seleção, transmissão e consumo de personagens e narrativas. Os depoimentos mostram processos de resistência e sugerem alianças e rupturas entre subjetividades serializadas e singularizadas.Downloads
Referências
AMARAL, Adriana; DUARTE, Renato. A Subcultura cosplay no Orkut: comunicação e sociabilidade online e off-line. In: BORELLI, Sílvia; FREIRE FILHO, João. Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: Educ, 2008.
CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
______. Fetichismos visuais – Corpos erópticos e metrópole comunicacional. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
COELHO Jr, Leconte; SILVA, Sara Santos. Cosplayers como fenômeno psicossocial: do reflexo da cultura de massa ao desejo de ser herói. Revista Brasileira de Desenvolvimento e Humano, v. 17, n. 1, p. 64-75, 2007. Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbcdh/v17n1/06.pdf. Acesso em: 25 set. 2011.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE FILHO, João. Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
GABLER, Neal. Vida, O filme. São Paulo: Cia das Letras. 1999.
GUATTARI, Felix. O inconsciente maquínico: ensaios de esquizo-análise. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.
______. As três ecologias. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo: Annablume, 2003.
LUYTEN, Sonia. (Org.). Cultura pop japonesa – mangá e anime. São Paulo: Hedra, 2005.
NAGADO, Alexandre. O mangá no contexto da cultura pop japonesa e universal. In: LUYTEN, Sonia (Org.). Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
SATO, Cristiane. A cultura popular japonesa: animê; In: LUYTEN, S. (Org.). Cultura pop japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.
SEVCENKO, Nicolau. A Corrida para o Século XXI. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
SILVA, Tadeu (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.