A encenação do olhar no cinema da Nouvelle Vague
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.14356Palavras-chave:
Enunciação, Cinema, Nouvelle VagueResumo
Em meados da década de 50, o cinema clássico americano entrava em crise, enquanto na França surgia a Nouvelle Vague, movimento cinematográfico liderado por jovens diretores e ex-críticos da revista Cahiers du Cinéma. Nomes como Jean-Luc Godard e François Truffaut promoviam a chamada “política dos autores”, que defendia a inclusão do diretor de cinema no panteão dos indivíduos-artistas, como pintores e escritores. Este trabalho aborda o discurso velado de defesa dessa política através dos filmes da Nouvelle Vague, que enunciavam a presença de seu diretor enquanto artista por trás da obra. Esse discurso era defendido através do olhar lançado para a câmera, um olhar que interpela e desafia o espectador. Nosso objetivo é investigar as práticas discursivas que evidenciaram essa tendência do cinema francês da época para reafirmar-se enquanto arte e enquanto produto do individualismo de alguém a quem se poderia chamar, tal qual ocorria nas outras artes, de “autor”.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.
BENVENISTE, Émile (1966). A Natureza dos pronomes. In: ______. Problemas de linguística geral 1. Campinas: Pontes, 1995.
CASETTI, Francesco. Inside the Gaze: The Film and Its Spectator. Bloomington-Indianapolis: Indiana University Press, 1991.
CINTRA, Ismael Ângelo. Marcas linguísticas do narrador. Revista Alfa, São Paulo,v. 25, p. 49-56, 1981.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
DIXON, Wheeler Winston. It looks at you: the returned gaze of cinema. Nova York: Sunny Press, 1994.
GARDIES, René. Compreende le cinema et les images. Lisboa, Portugal, 2006. Disponível em: http://www.olivreiro.com.br/pdf/livros/cultura/2661452.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
GAUDREAULT, André; JOST, François. Enunciation and narration: a Companion to Film Theory, 1999. Disponível em: http://www.film.uzh.ch/download/lehrveranstaltungen/filmtheorie/Enunciation.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1971.
______. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
______. The Impersonal Enunciation, or the Site of Film (in the margin of recent work of enunciation in cinema. New Literary History, The Johns Hopkins University Press, v. 22, p. 747–772, 1991.
VERNET, Marc. The look at the camera. In: Cinema Journal. Texas, 1989. Disponível em: http://www.jstor. org/pss/1225117. Acesso em: 21 ago. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.