A politização das imagens: da era mecânica às redes de comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.1.15252Palavras-chave:
Políticas da imagem, Fotografia, Redes de comunicação digitalResumo
O potencial político das imagens produzidas por ativistas nas recentes manifestações sociais que afloram por todo o planeta pode ser melhor compreendido se o mesmo for localizado dentro de um campo de conhecimento específico pré-existente. Nesse sentido, nosso intuito é mostrar em que medida as imagens contemporâneas dialogam com estratégias políticas visuais já verificadas anteriormente e o que trazem de original para o debate atual das imagens digitais e o seu universo político. Em linhas gerais, nota-se que tais imagens se impõem pela urgência, o apelo emocional com ênfase no corpo e a expansão de significados adquiridos nas redes de comunicação digital, mostrando assim linhas de continuidade e ruptura com a tradição político-imagética que as cercam.
Downloads
Referências
ANDÉN-PAPADOPOULOS, Kari. The Abu Ghraib torture photographs: News frames, visual culture, and the power of images. In: Journalism, v. 9, n. 1, p. 5-30, 2008.
BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
CAPA, Robert. Ligeiramente fora de foco. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GIROUX, Henry A. Beyond the spectacle of terrorism – rethinking politics in the society of the image. Situations, v. 2, n. 1, p. 17-51, 2007. Disponivel em: http://dev.ojs.gc.cuny.edu/index.php/situations/article/view/153/205. Acesso em: 1 out. 2013.
GUERIN, Frances. The energy of disappearing: problems of recycling Nazi amateur film footage. Screening the past, n. 17, 2004. Disponível em: http://tlweb.latrobe.edu.au/humanities/screeningthepast/firstrelease/fr_17/FGfr17.html. Acesso em: 1 out. 2013.
HÜPPAUF, Bernd. Emptying the Gaze: Framing Violence through the Viewfinder. In: New German Critique, n. 72, 1997, p. 3-44.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.