O rádio na ficção latino-americana: imaginários do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.15554Palavras-chave:
Rádio, Imaginários, América LatinaResumo
A história da América Latina do século XX remete ao papel do rádio nessas sociedades. Quais imaginários circulavam a respeito do veículo e que foram apreendidos pela ficção? Responder a esta questão é a proposta deste artigo através da análise de quatro romances e um conto latino-americanos, onde é feita uma reflexão sobre o imaginário e, também, sobre o papel do rádio. Conclui-se que o imaginário circulante nos diferentes contextos do período era captado e registrado pelos escritores de ficção que, ao produzirem as suas histórias, traçavam um panorama da realidade dos diferentes países da América Latina. E o rádio, ao difundir as suas mensagens traduzindo realidades locais mostrava que certos imaginários eram recorrentes: os relacionamentos afetivos, a solidão, a atividade profissional no rádio latino-americano e, também, a situação das mulheres nesse mercado de trabalho.
Downloads
Referências
CATÁ, Alfonso Hernandez. Sintonia. Revista Para Todos, Santiago, p. 16-17, 53-55, 3 dez. 1934.
GIARDINELLI, Mempo. Luna Caliente. Três noites de paixão. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.
LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. 23. ed. Rio de Janeiro, Editora Rocco: 1998.
MARTIN BARBERO, Jesus. Ofício de Cartógrafo. Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2002.
______. Procesos de comunicación y matrices de cultura. Itinerarios para salir de la razón dualista. Mexico, Felafacs/Gustavo Gili, s.d.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo – 1. Neurose. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
ORTIZ, Renato. Um outro território. Ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Editora Olho d´Agua, 1996.
REY, Marcos. Café na Cama. São Paulo: Companhia das Letras, 1960.
SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2003.
VARGAS LLOSA, Mario. Tia Júlia e o Escrevinhador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.
WOLTON, Dominique. Internet y después? Una teoria crítica de los nuevos medios de comunicación. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000.
______. Elogio do grande público. Uma teoria crítica da televisão. Porto: Edições ASA, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.