Destruição criativa de House: Ordem e desordem sob o disfarce de segurança
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.20892Palavras-chave:
Ficção, Realidade, Imagem mentalResumo
Neste trabalho é apresentada a leitura da série House, um programa popular de tema médico televisivo, através do prisma do imaginário. Essa atração transita entre a ficção e a realidade de uma forma que, às vezes, é difícil fazer a distinção entre o que sabemos do ambiente hospitalar e que imagens e palavras sugere. O personagem principal epônimo de House, Dr. Gregory House, apela para o espectador pela sua ambivalência. Na verdade, ele é irritante - muitas vezes maldoso, insensível e antipático com os seus pacientes, seus amigos próximos e colegas, sempre burlando as regras do hospital - e cativando pela prática da sua profissão bem como nas relações que ele mantém com os membros da sua equipe. Essa ambivalência faz dele o autor da "destruição criativa''. que nos leva do mundo dos sentimentos a outro, usando as emoções. Dessa forma, o processo dialógico ocorre, o que pode ser percebido usando o enquadramento da interpretação promovida pela sociologia do imaginário, em particular as estruturas elaboradas por Gilbert Durand.
Downloads
Referências
DURAND, Gilbert. (1960). Les Structures Anthropologiques de l’Imaginaire. Paris: Dunod, 1992.
DURAND, Gilbert. Introduction à la mythodologie. Mythes et sociétés. Albin Michel, 1996.
FOUCAUL, Michel. Naissance de la clinique. Paris: PUF, 1963.
GIRARD, René. La violence et le sacré. Paris: Grasset, 1972.
GOFFMAN, Erving. Asile. Paris: Minuit, 1968.
JORON Philippe. La communication sacrificielle. Les Cahiers de l’IRSA, Violences et communication, n. 6, p. 245-264, 2006.
MAFFESOLI, Michel. L’instant éternel, le retour du tragique dans les sociétés post-modernes. Paris: Denoël, 2000.
PARSONS, Talcott. The patient and the mental hospital. New York: The free press, 1957.
RENARD, Jean-Bruno et Véronique Campion-Vincent. De Source sûre, Nouvelles rumeurs d’aujourd’hui. Paris: Payot, 2002.
RENARD, Jean-Bruno. Le Merveilleux. Paris: Éditions CNRS, 2011.
SOUTEYRAND, Yves. L’hôpital stratège. Paris: John Libbey Eurotext, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.