O preto como signo de qualidade e distinção na comunicação da embalagem de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.23706Palavras-chave:
Simbolismo das cores, comunicação visual, design de embalagensResumo
Esta pesquisa aborda o conteúdo simbólico veiculado na comunicação da embalagem de alimentos, focando no papel desempenhado pelas cores na construção da mensagem visual. Baseia-se em resultados de pesquisa de doutorado em que foram examinadas embalagens de dez cores distintas. Investigou-se a linguagem das cores como um sistema de signos, apoiando-se na teoria de Saussure e em modelos de classificação e análise propostos por Peirce e pelo Groupe µ. Este artigo faz um recorte do espectro de cores examinadas na tese, descrevendo os resultados obtidos para a cor preta e analisando sua função simbólica na construção da imagem de excelência dos produtos. Conclui-se que as embalagens e rótulos pretos refletem desdobramentos da massificação do gosto pelo luxo no consumo de alimentos industrializados, reproduzindo signos de distinção social.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 2006.
BATCHELOR, David. Cromofobia. São Paulo: Senac, 2007.
BENCH MARK DESIGN. Embalagem de vinagre balsâmico. Disponível em: http://www.bench.com.br/balsamico.html
Acesso em: 03 mar. 2014.
BERLIN, Brent; KAY, Paul. Basic color terms: their universality and evolution. Los Angeles: University of California Press, 1991.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2008.
BUCCHETTI, Valeria. La messa in scena del prodotto. 2. ed., Milano: Franco Angeli, 2002.
_____. Packaging design: storia, linguaggi, progetto. Milano: Franco Angeli, 2005.
CAIVANO, José Luis. Color and semiotics: a two-way street. Color Research and Application, v. XXIII, 6 Dec. 1998.
CAVASSILAS, Marina. Clés et codes du packaging. Paris: Lavoisier, 2007.
ENDT, Evert ; GRANDADAM, Sabine. Design for everyday objects. In: Jocelyn de Noblet (Ed.). Industrial Design: reflection of a century. Paris: Flammarion, p. 30-36, 1993.
FISCHLER, Claude. L’homnivore: le goût, la cuisine et le corps. Paris: Odile Jacob, 2001.
FERRARESI, Mauro. Il packaging. Milano: Franco Angeli, 2003.
GAGE, John. 1993. Colour and culture: practice and meaning from antiquity to abstraction. London: Thames and Hudson, 1993.
GALLO. Embalagem de azeite de oliva. Disponível em: http://www.gallooliveoil. com/br/produtos.aspx
Acesso em: 13 set. 2011.
GROUPE μ. Tratado del signo visual: para una retórica de la imagem. Madrid: Catedra, 1993.
HARVEY, John. Homens de preto. São Paulo: Unesp, 2003.
HELLER, Eva. Psicología del color: cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
JOHN WALKER & SONS. Código de cores para whisky de 1906. Disponível em: http://www.keepwalking.pt
Acesso em: 24 mar. 2011.
KOZAC, Gisela; WIEDEMANN, Julius. Package design now! Köln: Tashen, 2008.
LIPOVETSKY, Gilles e ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
LUZZATTO, Lia; POMPAS, Renata. I colori del vestire. Milano: Hoepli, 1997.
MULLER CAMACHO DESIGN. Embalagem de água mineral. Disponível em: http://www.mullercamacho.com.br Acesso em: 20 abr. 2011.
PASTOUREAU, Michel. Colour, design and mass consumption: the history of a difficult encounter (1880-1960). In: Jocelyn de Noblet (Ed.). Industrial Design: reflection of a century. Paris: Flammarion, p. 336-341, 1993a.
_____. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Lisboa: Editorial Estampa, 1993b.
_____. Preto: história de uma cor. São Paulo: Editora Senac, 2011.
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PEPSICO Inc. Embalagem de salgadinho de batata. Disponível em: http://www.pepsico.com.br/elma-chips-sensacoes
Acesso em: 17 fev. 2014.
PERI, Claudio. The universe of food quality. Food Quality and Preference, v. 17, p. 3-8. 2006. Disponível em: http://www.sciencedirect.com
Acesso em: 25 mai. 2009.
RILEY, Charles A. Color codes: modern theories of color in philosophy, painting and architecture, literature, music and psychology. London: University Press of New England, 1995.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.