Os Oito Odiados: uma análise semiótico-sistêmica-psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25171Palavras-chave:
Quentin Tarantino, Análise Semiótico-Sistêmica-Psicanalítica, CinemaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a organização dos feixes semióticos ou rede de signos dispostos entre o plano e a mise-en-scène no recente filme do cineasta e roteirista Quentin Tarantino. O que se propõe é observar como tais nuances e gradações dos signos são manejados em fluxo e como isso dialoga com o espectador. Tomamos como base de análise a Semiótica de Charles S. Peirce em junção com as Teorias Sistêmicas de Edgar Morin, Jorge Vieira e Ilya Prigogine, e a Psicanálise de Jacques Lacan. Ao final é explicado como tais interações e intercâmbios entre os signos evoluem por atratores legaliformes que funcionam como parâmetros organizativos de sentido.
Downloads
Referências
ARISTOTELES. Arte Poética. São Paulo: Martin Claret Editora, 2005.
A ÚLTIMA Gargalhada. Direção e Roteiro: F. W. Murnau. Elenco: Emil Jannings; Emmy Wyda; George Jonh e outros. Alemanha, 1924. 1. filme (87 min).
BASTARDOS Inglórios. Direção e Roteiro: Quentin Tarantino. Elenco: e outros. EUA: Universal Pictures. 2009. 1.filme (153 min.): son; color; 35mm.
CÃES de Aluguel. Direção e Roteiro: Quentin Tarantino. Elenco: Harvey Keitel; Tim Roth; Michael Madsen e outros. Los Angeles: Warner Film: Dist. Warner Bros. 1992. 1. filme (99 min.): son; color; 16mm.
DANCYGER, Ken. Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo – História, teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003.
DJANGO Livre. Direção e Roteiro: Quentin Tarantino. Elenco: Leonardo DiCaprio; Samuel L. Jackson; Christoph Waltz; Jamie Foxx; Kerry Washington; Walton Goggins e outros. EUA: MIRAMAX. 2012. 1. filme (165 min.): son; color; 35mm.
EISNER, Lotte H. A Tela Demoníaca: as influências de Max Reinhardt e do expressionismo. São Paulo: Paz e Terra, 2. ed., 2002.
FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista. Rio de Janeiro: Editora Objetiva LTDA, 2001.
LACAN, Jacques. Seminário: livro 1: os escritos técnicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
______. Seminário: livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 2. ed., 2010.
MCKEE, Robert. Story – Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte & Letra Editora, 2006.
MORIN, Edgar. O Método 1 – a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2008.
______. O Método 2 – a vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmara e ação. São Paulo: Ed. SENAC, 1999.
MUNSTERBERG, Hugo. A Atenção. In: A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 1983.
NOSFERATU. Direção: F. W. Murnau. Roteiro: Henrik Galeen. Elenco: Albert Venohr, Alexander Granach, Eric van Viele, Georg H. Schnell, Greta Schröder, Gustav Botz, Gustav von Wangenheim, John Gottowt, Max Nemetz, Max Schreck, Ruth Landshoff, Wolfgang Heinz. Alemanha, 1922. 1. filme (94 min.): son., preto e branco.; 35mm.
OS OITO odiados. Direção e Roteiro: Quentin Tarantino. Elenco: Samuel L. Jackson; Kurt Russell; Jennifer Jason Leigh e outros. Los Angeles: Warner Film: Dist. Warner Bros. Brasil, 1998. 1. filme (168 min.): son., color.; 70mm.
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
______. The Essential Peirce - Volume 1. Bloomington: Indiana University Press, 1992.
PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas. São Paulo: UNESP, 2011.
REIZ, Karel; MILLAR, Gavin. A Técnica de Montagem Cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S. A., 1978.
PULP FICTION. Direção e Roteiro: Quentin Tarantino. Elenco: John Travolta; Samuel L. Jackson; Uma Thurman; Bruce Willis e outros. Los Angeles: Warner Film: Dist. Warner Bros. Brasil, 1998. 1. filme (96 min.): son., color.; 16 mm.
SALLES, Felipe. Bitolas e Formatos no Cinema. Mnemocine, 2009. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/index.php/cinema-categoria/28-tecnica/146-bitolasformatos Acesso em: 2 fev. 2016.
SANTOS, Marcelo Moreira. Do teu Olho sou o Olhar: sobre intenções, mediações e diálogos no cinema. BOCC: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. 2013. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/santos-marcelo-2013-doteu-olhar-sou-o-olhar.pdf Acesso em: 13 fev. 2016.
STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. Campinas: Papirus, 2003.
STANISLAVSKY, Constantin. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro: Record Editora, 15. ed., 1999.
TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: Entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Ciência – Formas de Conhecimento: Arte e Ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Gráfica e Editora, 2007.
_____. Ontologia – Formas de Conhecimento: Arte e Ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2008.
VOGLER, Christopher. A Jornada do Escritor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.