“Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26897Palavras-chave:
Televisão, Lifestyle media, Etnografia de telaResumo
Na última década, a televisão por assinatura no Brasil passou a exibir uma gama de programas relacionados ao universo da casa. São programas, nacionais e estrangeiros, que veiculam não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas que divulgam estilos de vida. Essas produções televisivas fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media. Partindo do levantamento dos programas exibidos na TV por assinatura foi possível construir duas categorias de programas: os “realities de transformação” e os “documentais”. Tratou-se de analisar, através da etnografia de tela, um “reality de transformação” em particular: o Decora, produção brasileira sobre reforma e decoração. Em Decora, os aspectos de conflito, constitutivos dos “realities de transformação”, estão na essência da produção, pois o conflito entre a família e a casa é aquilo que leva os participantes a se inscreverem no programa e a demandarem a reforma, mas, diferentes de outros realities, o conflito não se estende à relação apresentador-participante.Downloads
Referências
AME-A OU DEIXE-A (LOVE IT OR LIST IT). Hillary Farr; David Visentin. Toronto: Discovery Home & Health, 05 abr. 2015, 21h. 42 min.
AO ESTILO DE CANDICE (CANDICE TELLS ALL). Candice Olson. Toronto: Discovery Home & Health, 04 maio 2015, 15h55. 30 min.
BELL, David; HOLLOWS, Joanne. Making sense of ordinary lifestyles. In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International, p. 1 – 18, 2005.
BONNER, Fraces. Whose lifestyle is it anyway? In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press / McGraw-Hill International, p. 35 – 46, 2005.
CADA COISA EM SEU LUGAR (CLEAN HOUSE). Niecy Nash. Los Angeles: Discovery Home & Health, 12 mar. 2015, 19h50. 38 min.
CASA BRASILEIRA. Alberto Renault. Rio de Janeiro: GNT, 9 fev. 2015, 23h. 22 min.
DAMATTA, Roberto. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
________. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
DECORA. Marcelo Rosenbaum. São Paulo: GNT, 19 maio 2015, 22h. 46 min.
DESIGN DIVINO (DIVINE DESIGN). Candice Olsen. Toronto: Discovery Home & Health, 20 maio 2015, 13h50. 30 min.
DESIGN ORIGINAL (HOME BY NOVOGRATZ). Courtney Novogratz; Robert Novogrataz. Nova Iorque: Fox Life, 21 maio 2015, 23h15. 22 min.
DESIGN STAR (HGVT DESIGN STAR). David Bromstad. Los Angeles: Fox Life, 07 maio 2015, 22h15. 42 min.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Vol. 1: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
HOLLIDAY, Ruth. Home truths? In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International p. 65 – 81, 2005.
IRMÃOS À OBRA (PROPERTY BROTHERS). Jonathan Scott; Drew Scott. Vancouver: Discovery Home & Health, 16 mar. 2015, 22h20. 42 min.
IRMÃOS À OBRA – COMPRA E VENDA (PROPERTY BROTHERS). Jonathan Scott; Drew Scott. Vancouver: Discovery Home & Health, 14 maio 2015, 22h20. 42 min.
LÁ FORA. Bel Lobo. Rio de Janeiro: GNT, 5 fev. 2015, 22h30. 22 min.
MILLER, Daniel (Ed.). Home possessions: material culture behind closed doors. Oxford: Berg, 2001.
________. The comfort of things. Cambridge: Polity Press, 2012.
________. Trecos, troços e coisas. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MINHA NOVA CASA VELHA (THE BLOCK). Scott Cam; Shelley Craft. Melborne: Fox Life. 12 maio 2015, 22h. 42 min.
MORAR. Alberto Renault. Rio de Janeiro: GNT, 12 abr. 2015, 23h. 22 min.
MORAR MUNDO. Alberto Renault. Rio de Janeiro: GNT, 17 mai. 2015, 23h. 22 min.
OPERAÇÃO DESIGN COM ANTONIO BALLATORE (THE ANTONIO TREATMENT). Antonio Ballatore. Los Angeles: Fox Life, 2 abr. 2015, 23h. 42 min.
O`SULLIVAN, Tim. From television lifestyle to lifestyle television. In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International, p. 21 – 34, 2005.
PROPRIETÁRIOS DE PRIMEIRA VIAGEM (PROPERTY VIRGINS). Egypt Sherrod. Atlanta: Fox Life, 08 abr. 2015, 19h. 23 min.
REFORMA RELÂMPAGO (HOUSE CRASHERS). Josh Temple. Los Angeles: Discovery Home & Health, 09 mar. 2015, 15h30. 20 min.
REFORMAS SEM CUSTO (ALL FOR NOTHING?). Paul Rushforth. Toronto: GNT, 2 mar. 2015, 17h. 41 min.
RIAL, Carmen. Antropologia e mídia: breve panorama das teorias de comunicação. Antropologia em primeira mão. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina. n. 1, 2004.
SANTA AJUDA. Micaela Góes. Rio de Janeiro: GNT, 10 fev. 2015, 21h. 21 min.
TAYLOR, L. It was beautiful before you changed it all. Class, taste and the transformative aesthetics of the garden lifestyle media. In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International, p. 113 – 127, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.