“MULHERES DIFÍCEIS”: A anti-heroína na ficção seriada televisiva americana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27007Palavras-chave:
Séries Televisivas. Anti-herói. Personagens FemininasResumo
Tendo em vista a expressiva quantidade de séries televisivas centradas em anti-heróis com destaque nas últimas décadas, tais como The Sopranos, Mad Men e Dexter, este artigo busca pensar a figura da anti-heroína. Para isso, apresentamos uma perspectiva histórica sobre a representação das mulheres nesse tipo de produção, destacando papéis recorrentes e suas implicações sociais. Para problematizar o contexto contemporâneo, quando personagens femininas mais complexas começam a aparecer, tomamos como objeto central da análise o drama e partimos do pressuposto de que, embora apontem uma diversificação nas formas de representação da vivência feminina na ficção, as anti-heroínas são construídas através da aproximação ora com elementos tradicionalmente associados ao universo masculino, ora com habituais estereótipos de gênero.
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