A reportagem autorreflexiva
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.30164Keywords:
reportagem, autorreflexividade, éticaAbstract
Este artigo objetiva analisar reportagens que, ao modo de um documentário reflexivo, são autocríticas em relação a seu campo de ação e à ética da representação do outro na narrativa jornalística. Essas reportagens emergem, nos casos estudados, da relação entre texto e paratexto, quando da publicação em livro. As narrativas são abordadas, neste trabalho, por meio do cotejo com a categoria do documentário reflexivo, em Bill Nichols, e do estudo do paratexto, em Gerárd Genette. A partir dessas noções, examina-se o discurso autorreflexivo em reportagens das brasileiras Fabiana Moraes e Eliane Brum e da bielorrussa Svetlana Aleksiévitch. Os resultados desta pesquisa apontam para a recorrência de relatos que assumem a impossibilidade de narrar o outro e reivindicam, na revisão e crítica que fazem das práticas jornalísticas, a ruptura com a chamada “rede técnica” do campo.Downloads
References
ABIB, Tayane A..; VENTURA, Mauro de S. “O desacontecimento em narrativas esportivas: análises das produções jornalísticas de Eliane Brum sobre a Copa do Mundo de 2014”. Estudos em Jornalismo e Mídia. v. 13, n. 1. jan./jun. 2016.
ALEKSIÉVITCH, S. Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
AUTOR, 2009.
AUTOR, 2017.
BENJAMIN, Walter. O narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7ª.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BRUM, Eliane. O olho da rua. 1ª. ed. São Paulo: Globo, 2008.
BRUM, Eliane. “Os vampiros da realidade só matam pobres”. In: Dignidade. São Paulo: Leya, 2012. p. 25-50.
BRUM, Eliane. Posfácio: os limites da palavra. In: BRUM, E. O olho da rua. 2ª. ed. Porto Alegre: Arquipélago, 2017. p. 357-370.
CASTELO BRANCO, Lúcia (Org.). A tarefa do tradutor de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008.
CAVELL, Stanley. The world viewed. London: Havard University Press, 1979.
FONSECA, Isabel; SIMÕES, Paula. Alteridade no jornalismo: um mergulho nas histórias de vida do livro “A vida que ninguém vê”. Anais XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo: Intercom , 2011.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 8ª. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
GENETTE, Gérard. Fronteiras da narrativa. In: BARTHES, Roland [et. al.]. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes: 2008.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
MAROCCO, Beatriz. Os “livros de repórteres”, o “comentário” e as práticas jornalísticas. Contracampo. Niterói, no. 22, fev. de 2011.
MARTINEZ, Mônica. O jornalista-autor em ambientes digitais: a produção da jornalista Eliane Brum para o portal da Revista Época. Revista Comunicação Midiática. v. 9, n. 1, jan./abr. 2014. p. 56-77.
MORAES, Fabiana. O nascimento de Joicy. Porto Alegre: Arquipélago, 2015.
MORETZSONH, Sílvia. Sensibilidade e senso crítico. In: MORAES, Fabiana. O nascimento de Joicy. Porto Alegre: Arquipélago, 2015. p. 11-15.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 6ª. ed. Campinas, SP, Papirus: 2016.
PEREIRA, L. C. S. de. Apresentação. In: CASTELO BRANCO, Lúcia (Org.). A tarefa do tradutor de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p. 5-8.
PICCININ, Fabina.; SANTOS, Kássia. "Quando a fonte vira personagem”. In: GABRIEL, R.; FLORES, O. C.; CARDOSO, R. PICCININ, F. Tecendo conexões entre cognição, linguagem e leitura. Curitiba: Multideia, 2014. p. 425-439.
PIGLIA, Ricardo. Modos de narrar. In: PIGLIA, R. La forma inicial. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2015. p. 43-53.
QUEIRÓS, Francisco. A. T.; MENDES, Francielle. M. M. “Vidas anônimas: jornalismo e literatura em ‘A vida que ninguém v꒔. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. A imagem intolerável. In: RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010. p.123-153.
ROSEN, Jay. Para além da objectividade. Revista de comunicação e linguagens. Lisboa: Relógio D’água, 2000. p. 139-150.
SALLES, João Moreira. A dificuldade do documentário. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; CAIUBY NOVAES, S. (orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru, SP: Edusc, 2005. p. 57-71.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SAVIANO, Roberto. Chi escrive, muore. In: SAVIANO, Roberto. La bellezza e l’inferno. Milão: Mondadori, 2009. p. 233-245.
SELIGMANN-SILVA. Marcio. O local do testemunho. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SILVERSTONE, Roger. Complicity and collusion in the mediation of everyday life. New Literary History, 2002, 33. p. 761-780.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2005. v.1.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.