Alteridade, decepção e estigma no ciberespaço: desdobramentos da interação social mediada
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3301Palavras-chave:
Interação social, interação social mediada, alteridadeResumo
O artigo investiga a hipótese de as novas mídias representarem um ambiente a fornecer novos elementos para a interação social que, mesmo não replicando as configura- ções sociais próprias à interação face a face, não é capaz de eliminar a presença de elementos como alteridade, decepção e estigma. Argumenta-se que a percepção da alteridade no ciberespaço é marcadamente instrumental, uma vez que serve como norteadora para o estabelecimento de relações estigmatizantes.Downloads
Referências
ABELS, Heinz. Interaktion, Identität, Präsentation – Kleine Einführung in interpretative Theorien der Soziologie. Wiesbaden: Westdeutscher Verlag, 2001.
BERLO, David K. O processo da comunicação – introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BLUMER, Herbert. Symbolic interactionism – perspective and method. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1969.
DONATH, Judith S. “Identity and deception in the virtual community”, In: SMITH, Marc; KOLLOCK, Peter (eds.). Communities in cyberspace. London: Routledge, 2000.
GOFFMAN, Erving. Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
GOFFMAN, Erving. Interaction ritual. New York: Anchor Books, 1967.
JODELET, Denise. A alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, Angela (org.).Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.
JONES, Steven G. The internet and its social landscape. In: JONES, Steven (org.). Virtual culture – Identity and communication in cybersociety. London: Sage, 1997.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Re(des)cobrindo o outro – Para um entendimento da alteridade na teoria das representações sociais. In: ARRUDA, Angela (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1999.
MEAD, Georg H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1972.
SENNET, Richard. The fall of public man. New York: W.W. Norton, 1992.
SIMMEL, Georg. On individuality and social forms, editado por D. Levine. Chicago: The University of Chicago Press, 1971.
SLEVIN, James. The internet and society. Cambridge: Polity Press, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.