Para se repensar o pensamento da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3460Palavras-chave:
Pensamento, memória, imagemResumo
Este artigo se propõe a problematizar, nos estudos da comunicação, os fundamentos não-lingüísticos, as sínteses incomunicáveis e as performances condicionantes da memória e da sensação que constroem a realidade do seu pensamento. É notável a insuficiência da linguagem, sendo portadora de articulações próprias, recortando fluxos, intensidades e ritmos em unidades descontínuas. Esta lógica da representação exige que estabeleçamos em nossas idéias as mesmas distinções que percebemos haver entre objetos e relações. Antes de se pensar em objeto, em intersubjetividade ou em fenômenos da comunicação, por exemplo, cabe imaginar o pensamento como um transdutor de imagens, de memórias, de regimes semióticos e de fluxos a-lingüísticos. Seria preciso repensar o pensamento da comunicação para além dos processos comunicacionais ou semiósicos.Downloads
Referências
BERGSON, Henry. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles; GATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1997.
GIL, José. Fernando Pessoa ou a metafísica das sensações. Lisboa: Relógio D'água Editores, 1997.
TARDE Gabriel. Monadologia e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.