Música e masculinidade regional
o caso Morocha
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.38880Palavras-chave:
Identidade gaúcha, Masculinidade, SexualidadeResumo
Morocha é frequentemente apontada como a música mais machista do gauchismo brasileiro. Através de uma sátira brutal, a canção apresentada no palco do festival Coxilha Nativista, em 1984, trouxe a temática da sexualidade e da performatividade masculina ao cerne das disputas estéticas de representação da identidade gaúcha. O presente artigo tem como objetivo discutir a relação de afinidade existente entre identidade gaúcha e masculinidade. Para tanto, parte-se de uma análise comparada entre a letra de Morocha e de Morocha, não! — canção de repúdio, lançada um ano depois. São também investigadas as sonoridades, a performance e o contexto histórico de ascensão dos festivais nativistas. Neste trabalho, os estereótipos de gênero e os modelos de masculinidade, acionados pelas canções, são discutidos em relação às demais representações de legitimação e à estigmatização da identidade sociocultural.
Downloads
Referências
RIO GRANDE DO SUL. Deputados aprovam projeto que declara a Coxilha integrante do patrimônio cultural do RS. Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://al-rs.jusbrasil.com.br/noticias/100050549/deputados-aprovam-projeto-que-declara-a-coxilha-integrante-do-patrimonio-cultural-do-rs
ARAUJO, Julia S. A mulher como o Outro e outras representações de feminilidade: Dominação negociações e disputas de gênero na música popular massiva brasileira. X Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, 2013, Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Júlia-Silveira-de-Araújo.pdf
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BUTLER, Judith. Bodies That Matter: On the Discursive Limits of “Sex”. New York, Routledge, 1993.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CAMPRA, Rosalba. En busca del gaucho perdido. Revista de crítica literária latino-americana, ano 30, n. 60, 2004, p.311-332.
CONNELL, John; GIBSON, Chris. Sound tracks: popular music, identy and place. Nova York, Londres: Routledge, 2003.
CONNELL, Robert W; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista de Estudos Feministas, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100014
CUNHA, Aantônio G. Lexicon: Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2007.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
OLIVEIRA, Alberto J. Dicionário Gaúcho. 3ª ed. Porto Alegre: AGE, 2005.
OURIQUE, João L. P. A visão patriarcal na cultura regionalista gaúcha: “Morocha” e “Morocha Não”. Chasqui, v. 43, n. 2, p. 73-83, 2014. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43589631
MONTALDO, Graciela. De pronto, el campo: Literatura argentina y tradición rural. Rosario: Beatriz Viterbo, 1993.
MUNHOZ, Tude. As histórias por trás das canções que serão lembradas em show nesta terça. Agência RBS. Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/11/as-historias-por-tras-das-cancoes-que-serao-lembradas-em-show-nesta-terca-4345468.html
NUNES, Zeno C.; NUNES, Rui C. Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul. 10ª ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2003.
RAÍZES DO SUL. Morocha. YouTube, 2014. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2JKY0FoS-6bo#t=34
SANTI, Álvaro. Do Partenon à Califórnia: o nativismo e suas origens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
SEITENFUS, Rômulo. História da coxilha. Blogspot, 2010. Disponível em: http://historiadacoxilha.blogspot.com.br
SILVA, Rafael. Morocha – Davi Menezes Junior e Os incompreendidos. YouTube, 2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lwOSlIe4yao
TOBIN, Jeffrey. A performance da masculinidade portenha no churrasco. Cadernos Pagu, v. 12, p. 301-329, 1999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8634922
TROTTA, Felipe. No Ceará não tem disso não: nordestinidade e macheza no forró contemporâneo. Rio de Janeiro: Folio Digital, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.