Gesto, rosto e morte na Joana D’Arc de Dreyer
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.40575Palavras-chave:
Carl Dreyer, O Martírio de Joana D’Arc, RostoResumo
Este trabalho faz uma análise do filme O martírio de Joana D’Arc, de Carl Dreyer, a partir de 3 vértices que compõem uma axiologia do cinema silencioso. Em primeiro lugar, o gesto, que disputa com a imagem o privilégio de fundar a expressão silenciosa. Em segundo lugar, o rosto, atuando ora como “buraco negro” deleuziano, e ora como código semiológico através de uma sintagmática demonstrada nos procedimentos fílmicos. Por fim, somos levados a uma análise da morte no filme como aporia derridiana. O corolário teórico que norteia esta abordagem são as ideias de Antonin Artaud para o cinema.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Notas sobre o gesto. In: IANNINI, Gilson (org.). Artefilosofia. Ouro Preto: IFAC, 2008. n. 4.
ARTAUD, Antonin. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, 1984. t. I.
BAZIN, André. O cinema: ensaios. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro e Hugo Sérgio Franco. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BAZIN, André. O cinema da crueldade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. Trad. de Fernando Mas-carello. In: RAMOS, Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema. Documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac, 2005. v. 2.
BOWSER, Eileen. The transformation of cinema. 1907-1915. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1990. (History of the American cinema; v. 2).CHION, Michel. L’audio-vision: Son et image au cinéma. Paris: Armand Colin, 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capita-lismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Ed. 34, 1996. v. 3.
DELEUZE, Gilles. Cinema: A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.DERRIDA, Jacques. Apories. Paris: Éditions Galilée, 1996.
EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas. In: Ismail Xavier (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.
FRANÇA, Fagner; GALENO, Alex; CASTRO, Gustavo. Antonin Artaud insolências. Belo Horizonte: Moinhos, 2018.
FRANÇA, Fagner. Artaud e o cinema: histórias cru-zadas. In: FRANÇA, Fagner; GALENO, Alex; CASTRO, Gustavo. Antonin Artaud insolências. Belo Horizonte: Moinhos, 2018.
GÓMEZ GARCÍA, Juan Antonio. Carl Theodor Dreyer. Madrid: Fundamentos, 1997.
LEVINAS, Emmanuel. Existence and existents. Ams-terdam: Martinus Nijhoff/The Hague, 1978.
MORIN, Edgar. Le cinema ou l’homme imaginaire: Essai d’anthropologie. Paris: Les Editions de Minuit, 1956.
MURRAY, Ros. The Epidermis of Reality: Artaud, the Material Body and Dreyer’s The Passion of Joan of Arc. Film-Philosophy, London, v. 17, n. 1, 2013.
PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo hereje. Tradução de Miguel Serras Pereira. 152. ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.
SLOTERDIJK, Peter. Esferas II. Madrid: Siruela, 2004.XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.