O efêmero piscar de olhos
Arquivos materiais, digitais e o enquadramento da memória
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.43298Palavras-chave:
Arquivo, Memória, Bases de dados, Tecnocolonialismo, GodardResumo
Os filmes recentes de Jean-Luc Godard, Adieu au Langage (2014) e Le Livre d’Image (2018), parecem ampliar sua já conhecida preocupação em fazer cinema a partir da própria matéria cinematográfica. No cinema, historicamente, o embate entre singularidade e padronização da experiência sempre esteve presente. Hoje, sistemas complexos de legitimação cultural que permeiam a cadeia produtiva funcionam como filtros para o que pode ser visto e preservado como arquivo. Este trabalho propõe algumas reflexões sobre a fugacidade da experiência fílmica presente nos múltiplos processos de circulação e preservação de arquivos como enquadramento material da memória.
Downloads
Referências
BELLOUR, R. La querelle des dispositifs: cinéma – installations, expositions. Paris: P.O.L éditeur, 2012.
BRUNO, F. Rastros digitais: o que eles se tornam quando vistos sob a perspectiva da teoria ator-rede? In: ENCONTRO DA COMPÓS, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: UFJF, 2012. Available at: http://www.compos.org.br/biblioteca.php. Accessed on: May 24, 2022.
CASTANHEIRA, J. C. S. Studio Sounds: Digital Tools and Technocolonialism. In: CÁRDENAS, A. (ed.) Border-Listening/Escucha-Liminal. Berlin: Radical Sounds Latin America, 2020, p. 106-119. Available at: http://radicalsoundslatinamerica.com/2020/11/24/studio-sounds-digital-tools-and-technocolonialism. Accessed on: May 24, 2022.
CASTANHEIRA, J. C. S. For an autonomous existence of images: an archaeological perspective. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 52-67, jan./abr. 2020. Available at: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/30111 Accessed on: May 24 2022.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DRY, J. Jean-Luc Godard laments advent of streaming, compares it to the end of silent film. In: IndieWire. [S. I.], April 16, 2019. Available at: https://www.indiewire.com/2019/04/jean-luc-godard-netflix-streaming-loss-fiaf-video-1202059256. Accessed on: Apr. 18, 2019.
DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FULLER, M.; GOFFEY, A. Evil Media. Cambridge: The MIT Press, 2012.
GAUDREAULT, A.; MARION, P. La fin du cinéma? Un média en crise à l’ère du numérique. Paris: Armand Colin, 2013.
HAYLES, N. K. How we think: digital media and contemporary technogenesis. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.
INCÊNDIO atinge um dos galpões da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Jornal Nacional, 29 July 2021. Available at: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/07/29/incendio-atinge-um-dos-galpoes-da-cinemateca-brasileira-em-sao-paulo.ghtml. Accessed on: May 22, 2022
KITTLER, F. A. The truth of the technological world: essays on the genealogy of presence. Redwood City: Stanford University Press, 2014.
MANOVICH, L. Software takes command. Bloomsbury: New York, 2013.
MANOVICH, L. The language of new media. Massachusetts: The MIT Press, 2001.
MANOVICH, L; KRATKY, A. Soft cinema: navigating the database. Massachusetts: The MIT Press, 2005.
MEILLASSOUX, Q. After Finitude: An essay on the necessity of contingency. London/NY: Continuum, 2008.
MENOTTI, G. O filme codificado. Rebeca, [S. l.], ano 8, v. 1, n. 15, jan./jun. 2019. Available at: file:///C:/Users/jcsca/Downloads/552-Texto%20do%20Artigo-1512-1612-10-20191108.pdf. Accessed on: May 24, 2022.
O QUE se sabe sobre o incêndio no Museu Nacional, no Rio. G1, 4 Sep. 2018. Available at: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/04/o-que-se-sabe-sobre-o-incendio-no-museu-nacional-no-rio.ghtml. Accessed on: May 24, 2022.
OSCAR volta a exigir que filmes na disputa sejam lançados antes nos cinemas. Folha de S.Paulo, [S. I.], 18 May 2022. Available at: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/05/oscar-volta-a-exigir-que-filmes-na-disputa-sejam-lancados-antes-nos-cinemas.shtml. Accessed on: May 22, 2022.
PASCUAL, M. G. Reconhecimento facial chinês chega às portas da União Europeia. El País, [S. I.], 20 Jun. 2021. Available at: https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-06-20/reconhecimento-facial-chines-chega-as-portas-da-uniao-europeia.html. Accessed on: May 23, 2022.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Available at: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Accessed on: Mar 23, 2022.
SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
SOUSA, A. Arte catastrófica: a restauração de Jesus Cristo que não deu certo. In: Aventuras na História. [S. l.], Feb 28, 2021. Available at: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/arte-catastrofica-restauracao-de-jesus-cristo-que-nao-deu-certo.phtml. Accessed on: May 24, 2022.
VERNALLIS, C. Unruly media: YouTube, music video, and the new digital cinema. Oxford: Oxford University Press, 2013.
WASSON, H. The networked screen: moving images, materiality, and the aesthetics of size. In: MARCHESSAULT, J.; LORD, S. (ed.). Fluid screens, expanded cinema. Toronto: University of Toronto Press, 2007. p. 74-95.
WOOD, M. If it’s online, it’s not permanent. Internet archives can disappear. In: Marketplace. [S. l.], Apr. 9 2019. Available at: https://www.marketplace.org/2019/04/09/tech/internet-may-be-a-repository-of-all-human-knowledge-its-not-reliable-storage?fbclid=IwAR2iZUygt9lFSVYBKgHjLkuuNu7On4NBAsC3beNtAe0WlicnNBlAghwTC3o. Accessed on: Apr. 18 2019.
YOUNGBLOOD, G. Expanded cinema. New York: E. P. Dutton & Co, Inc, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.