Algoritmos e cultura digital
interlocuções com a pesquisa latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.44941Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Algoritmos, Pesquisa, América LatinaResumo
A partir de lacunas e desvios teóricos destacados de recentes diagnósticos sobre a pesquisa em tecnologias digitais na América Latina, focamos em dois eixos. Discutimos sobre a produção de teorizações sociais a partir das materialidades das tecnologias, sobretudo, fundamentadas em trabalhos do Norte hegemônico. Em seguida, questionamos a pouca influência teórica de autores do pensamento comunicacional latino-americano, principalmente, Martín-Barbero, nesta linha de pesquisa. Por fim, elencamos esforços teóricos e empíricos impulsionados pela ideia de produzir conhecimento sobre a problemática em questão a partir da América Latina, demanda considerada urgente. Posicionadas nas interseções dos estudos culturais com a comunicação, defendemos que a “novidade” do objeto de estudo, das tecnologias digitais e suas diversas interfaces – sociais, culturais e materiais – e a configuração de uma nova área de estudos não justifica o descarte de teorizações que ainda demonstram potência, sobretudo, quando inspiram formulações nativas.
Downloads
Referências
AMARAL, A.; MONTARDO, S. Pesquisa em Cibercultura: análise da produção brasileira da Intercom. Logos, [s. l.], v. 1, n. 34, p. 102-116, 2011.
AMARAL, A.; MONTARDO, S. Pesquisa em cibercultura e internet. Estudo exploratório comparativo da produção científica da área no Brasil e nos Estados Unidos. Conexão, [s. l.], v. 9, n. 18, p. 57-73, jul./dez., 2010. DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2011.1879
BARUH, L.; POPESCU, M. Big data analytics and the limits of privacy self-management. New Media & Society, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 579-596, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444815614001
BOCZKOWSKI, P. J.; SILES, I. Steps toward cosmopolitanism in the study of media technologies. Information, Communication & Society, [s. I.], v. 17, n. 5, p. 560-571, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2013.808358
BUCHER, T. The algorithmic imaginary: exploring the ordinary affects of Facebook algorithms. Information, Communication & Society, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 30-44, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1154086
COULDRY, N.; HEPP, A. The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity Press, 2017.
COULDRY, N.; MEJIAS, U. A. The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford, California: Stanford University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9781503609754
DU GAY, P.; HALL, S.; JANES, L.; MACKAY, H.; NEGUS, K. Doing cultural studies. The story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.
ESCOSTEGUY, A. FELIPPI, Â.; SIFUENTES, L. As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais – (Re)Configurações de uma ruralidade. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2019.
ESCOSTEGUY, A. FELIPPI, Â.; SIFUENTES, L. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. CMC, São Paulo, v. 4, n. 11, p. 115-135, nov. 2007. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.111
ESPINOZA-ROJAS, J.; SILES, I.; CASTLAIN, T. How using various platforms shapes awareness of algorithms. Behaviour & Information Technology, [s. l.], v. 42, n. 9, p. 1422-1433, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2022.2078224
FELINTO, E. Sem mapas para esses territórios: a cibercultura como campo do conhecimento. In: FREIRE FILHO, J.; HERSCHMANN, M. (org.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 45-58.
FERREIRA, S. O que é (ou o que estamos chamando de) ‘colonialismo de dados’? Paulus, São Paulo, v. 5, n. 10, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.458
GILLESPIE, T. A relevância dos algoritmos. Tradução de Amanda Jurno. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-121, jan./abr. 2018.
GÓMEZ-CRUZ, E.; RICAURTE, P.; SILES, I. Descolonizando los métodos para estudiar la cultura digital: una propuesta desde Latinoamérica. Cuadernos.info, [s. l.], v. 54, p. 160-181, 2023. DOI: https://doi.org/10.7764/cdi.54.52605
GÓMEZ-CRUZ, E.; SILES, I. Digital cultures in the Americas. In: ROUSSERT, W.; ANATOL, G. L.; THIES, S.; CORONA, S.; LOZANO, J. C. (ed.). The Routledge handbook to the cultures and media of the Americas. Londres: Routledge, 2020. p. 319-329. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351064705-28
GONZÁLEZ, J.; GARCÍA, N. Los significados de internet en estudiantes de bachillerato: entre metáforas y prácticas culturales. RMIE, [s. l.], v. 25, n. 85, p. 351-374, 2020.
GROSSBERG, L. Estudios culturales en tiempo futuro: como es el trabajo intelectual que requiere el mundo de hoy. Traducción de Maria Gabriela Ubaldini. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
JACKS, N; TOALDO, M. M.; OIKAWA, E. Práticas Culturais e Ciberculturais: para pensar a relação com as tecnologias. E-Compós, [s. l.], n. 19, v. 1, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1180
JOHNSON, R. “What is cultural studies anyway?”. In: SILVA, T. (org.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 9-132.
KLAUSER, F.; ALBRECHTSLUND, A. From Self-Tracking to Smart Urban Infrastructures. Surveillance & Society, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 273-286, 2014. DOI: https://doi.org/10.24908/ss.v12i2.4605
KNEWITZ, A. Estudos Culturais e cibercultura: um entrelaçamento teórico-metodológico para pensar a recepção na web. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 28., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: PUC-MG, 2009. p. 1-12.
LOMBORG. S.; KAPSCH, P. H. Decoding algorithms. Media, Culture & Society, [s. l.], p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443719855301
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 1. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J.; RINCÓN, O. Mapa insomne 2017: Ensayos sobre el sensorium contemporáneo. In: JACKS, N.; SCHIMITZ, D.; WOTTRICH, L. (org.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Quito: CIESPAL, 2019. p. 17-24.
MILAN, S.; TRERÉ, E. Big Data a partir do Sul/ dos Suis: uma matriz analítica para investigar dados nas margens. Fronteiras, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 109-122, set./dez. 2022.
MOURA, M. As formas mestiças da mídia. Entrevista com Jesús Martín-Barbero. Pesquisa Fapesp, [s. l.], v. 163, p. 10-15, 2009.
NATANSOHN, G.; MORALES, S.; FERREIRA, S. Colonialismo de dados e apropriação das tecnologias digitais: articulações e propostas a partir de uma perspectiva feminista. Fronteiras, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 21-34, set./dez. 2022.
ORTIZ, G. ¿Qué se ha escrito sobre la red internet? Recorrido en la web: Razón y Palabra 1996-2006. Razón y Palabra, [s. l.], v. 11, n. 50, p. 1-13, 2006.
PIENIZ, M.; CENCI, M. Tecnicidades: de las mediaciones comunicativas de la cultura a las mutaciones culturales. In: JACKS, N.; SCHIMITZ, D.; WOTTRICH, L. (org.). Un nuevo mapa para investigar la mutación cultural. Quito: CIESPAL, 2019. p. 137-160.
RABELO, L.; CESAR, D. Os dados digitais na comunicação: um novo padrão nas pesquisas? In: ENCONTRO DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais [...].Campo Grande: UFMS, 2020. p. 1-20.
SAINTOUT, F. Los estudios socioculturales y la comunicación: un mapa desplazado. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [s. l.], n. 8-9, p. 144-153, 2011.
SANDOVAL, Luis Ricardo. La apropiación de tecnologías en América Latina: una genealogía conceptual. Virtualis, [s. l.], v. 10, n. 19, 2019.
SCOLARI, C. Hipermediaciones: Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008.
SEAVER, N. Algorithms as culture: Some tactics for the ethnography of algorithmic systems. Big Data & Society, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 1-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/2053951717738104
SHAW, A. Encoding and decoding affordances: Stuart Hall and interactive media technologies. Media, Culture & Society, [s. l.], v. 39, p. 592-602, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0163443717692741
SILES, I. Sobre el uso de las tecnologías en la sociedad: tres perspectivas teóricas para el estudio de las tecnologías de la comunicación. Reflexiones, [s. l.], v. 83, n. 2, p. 73-82, 2004.
SILES, I., ESPINOZA-ROJAS, J.; MÉNDEZ, A. La investigación sobre tecnología de comunicación en América Latina: Un análisis crítico de la literatura (2005-2015). Palabra Clave, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 1-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.1.2
SILES, I.; ESPINOZA-ROJAS, J.; NARANJO, A.; TRISTÁN, M. The Mutual Domestication of Users and Algorithmic Recommendations on Netflix. Communication, Culture & Critique, [s. l.], v. 12, n. 4, p. 499–518, 2019. DOI: https://doi.org/10.1093/ccc/tcz025
SILES, I.; GÓMEZ-CRUZ, E.; RICAURTE, P. Toward a popular theory of algorithms. Popular Communication, v. 21, n. 1, p. 57-70, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/15405702.2022.2103140
SILVA, G. North Perspectives for a Better South? Big Data and the Global South in Big Data & Society. Interações, [s. l.], v. 37, p. 84-107, 2019. DOI: https://doi.org/10.31211/interacoes.n37.2019.a4
SILVERSTONE. R. Television and everyday life. London, England: Routledge, 1994.
TIRONI, M.; VALDERRAMA, M. Descolonizando los sistemas algorítmicos: diseño crítico para la problematización de algoritmos y datos digitales desde el Sur. Palabra Clave, [s. l.], v. 24, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.3.2
TRINDADE; E. PEREZ, C.; TEIXEIRA FILHO, C. Tendências das pesquisas em publicidade e consumos nos periódicos nacionais e internacionais de comunicação: um panorama sobre o estudo do algoritmo. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 28., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS, 2019.
TREJO, R. The study of the internet in Latin America: Achievements, challenges, futures. In: VALDIVIA, A. N. (ed.). The international encyclopedia of media studies, Cambridge, v. 6, p. 140-168, 2013.
VAN DIJCK, J. The culture of connectivity: a critical history of social media. 2. ed. Nova Iorque: Oxford, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199970773.001.0001
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; WALL, M. The Platform Society: Public Values in a Connective World. New York: Oxford University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780190889760.001.0001
VELKOVA, J.; KAUN, A. Algorithmic resistance: media practices and the politics of repair. Information, Communication & Society, [s. l.], v. 23, n. 4, p. 523-540, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1657162
WINOCUR, R. Robinson Crusoe ya tiene celular: La conexión como espacio de control de la incertidumbre. México: Universidad Autónoma Metropolitana: Siglo XXI, 2009.
WINOCUR, R.; SÁNCHEZ VILELA, R. Familias pobres y computadoras. Claroscuros de la apropiación digital. Montevideo, Uruguay: Editorial Planeta, 2016.
WINQUES, K.; LONGHI, R. Mediação, recepção e consumo frente à explosão dos algoritmos. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Compós, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.