“Não é Só Uma Festa, Tá Ligado?”
Trabalho e circuitos afetivos em coletivos musicais TLGBQIA+ no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45470Palavras-chave:
Música Eletrônica, Circuitos afetivos, LGBTQIA, Coletivos, Festas de ruaResumo
Este artigo trata das operacionalizações das teorias dos afetos em sua relação com as festas de música eletrônica, em uma perspectiva do Sul Global. O objetivo é compreender as composições coletivas e singulares oportunizadas pelo encontro com a música, enquanto elemento intensificador de afetos, assim como dos trabalhos necessários para o agenciamento desses afetos. A partir de uma metodologia de inspiração etnográfica e de um movimento exploratório que inclui observação e entrevistas informais, discutimos trabalho, os circuitos afetivos e cenas musicais em uma análise piloto da festa de 5 anos do Coletivo T, de Porto Alegre, no sul do Brasil. Assim, a discussão sobre festas, corporalidades e espaços da cidade é realizada a partir de uma arqueologia da cena de música eletrônica na cidade, que desemboca em um circuito distinto de seu início, trazendo rupturas e continuidades em relação às estéticas e identidades desses eventos e seus participantes.
Downloads
Referências
ABTAN, Freida. Where Is She? Finding the Women in Electronic Music Culture. Contemporary Music Review, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 53-60, 2016. https://doi.org/10.1080/07494467.2016.1176764. DOI: https://doi.org/10.1080/07494467.2016.1176764
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
AMARAL, Adriana. Cenas musicais do rock e da música eletrônica em Porto Alegre: entre a nostalgia e a profissionalização no contexto das indústrias criativas. In: SANMARTIN, Cíntia Fernandes; HERSCHMANN, Micael (ed.). Cidades Musicais. Comunicação, Territorialidade e Política. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2018. v. 1, p. 281-292.
AMARAL, Adriana. Subculturas e cibercultura(s): para uma genealogia das identidades de um campo. FAMECOS – mídia, cultura, tecnologia, Porto Alegre, v. 37 n. 15, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4798. Acesso em: 31 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4798
AMARAL, Adriana; GROHMANN, Rafael. You Better Work: O trabalho nos Estudos de Comunicação e Música no Brasil. Eco-Pós, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 339-359, 2020. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27493. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27493. Acesso em: 31 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27493
AMARAL, Adriana; SARTORI, Paola. Let ́s Talk About Indie Partie's Audience: A Interatividade do Público de Festas Indie em Porto Alegre nos Eventos no Facebook. Temática, João Pessoa, v. 13, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/32516/17057. Acesso em: 31 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n01.32516
ASSEF, Claudia. Todo DJ já sambou – a história do disc-jóquei no Brasil. São Paulo: Conrad, 2010.
BARROSO, Flavia Magalhaes. O que falam as festas: éticas e estéticas das coabitações noturnas no centro do Rio de Janeiro. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) – PPGCOM, UERJ, Rio de Janeiro, 2022.
BENNET, Andy; PETERSON, Richard (ed.). Music scenes: local, translocal and virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv17vf74v
BERLANT, Lauren. Cruel optimism. Durham: Duke University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1515/9780822394716
BERLANT, Lauren. The queen of America goes to Washington City: Essays on sex and citizenship. Durham: Duke University Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822398639
BONFIM, Ivan. Longe Demais das Capitais? O Rock Gaúcho na Imprensa Brasileira. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2016. p. 1-15. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2829-1.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.
BRAGA, Gibran Teixeira. “O fervo e a luta”: políticas do corpo e do prazer em festas de São Paulo e de Berlim. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – FFLCH, USP, São Paulo, 2018.
BUTLER, Judith. Performative agency. Journal of Cultural Economy, [s. l.], v. 3, n. 2. p. 147-161, 2020. https://doi.org/10.1080/17530350.2010.494117. DOI: https://doi.org/10.1080/17530350.2010.494117
CAIAFA, Janice. Comunicação e diferença nas cidades. Lugar Comum – Estudos de Mídia, Cultura e Democracia, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 91-101, 2003.
CONTER, Marcelo. Arqueologia da mídia na música eletrônica gaúcha. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 49., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2016. p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0888-2.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.
CONTER, Marcelo; SARTORI, Paola. Práticas composicionais, micro cenas e o retorno do passado tecnocultural na música eletrônica gaúcha. In: AMARAL, Adriana et al. Mapeando cenas da música pop. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. v. 2, p. 91-113.
CORTEZ, Natália Moura Pacheco; SIQUEIRA, Sóstenes Reis. Masterplano: mediação radical em ambiências de festas online no contexto da pandemia. Midia e Cotidiano, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 88-109, 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52164
CLOUGH, Patricia Ticinetto; HALLEY, Jean (ed.). The Affective Turn: Theorizing the Social. Durham, NC: Duke University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11316pw
CORDOVA, Jonara; BERNARDO, Gabriel. Narrativas urbanas polifônicas: festas de rua como ato estético-político na cena eletrônica de Porto Alegre. Apresentação de trabalho na III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades (CIPS) - Sons do Fim do Mundo. Rio de Janeiro: CIPS, 2023.
DELGADO, Manuel. Sociedades Movedizas: Pasos Hacia Una Antropología De Las Calles. Barcelona: Anagrama, 2007.
DUFFY, Brooke Erin. (Not) Getting Paid to Do What You Love: Gender and Aspirational Labor in the Social Media Economy. New Haven: Yale University Press, 2022
FERNÁNDEZ, Ana María. Los cuerpos del deseo: potencias y acciones colectivas. Nómadas, [s. l.], n. 38, p. 12-29, 2013.
FONTANARI, Ivan. Rave à margem do Guaíba: música e identidade jovem na cena eletrônica de Porto Alegre. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – UFRGS, Porto Alegre, 2003.
GARCIA, Luis-Manuel. Feeling the vibe: sound, vibration, and affective attunement in electronic dance music scenes. Ethnomusicology Forum, [s. l.], p. 21-39, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17411912.2020.1733434
GOVARI, Caroline. “Duas notas chegam para mim. Dois acordes repetidos sem fim”: a constituição musical, midiática e identitária do rock gaúcho na década de 1980. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2020.
HALL, Stuart; JEFFERSON, Tony (ed.). Resistance Through Rituals: Youth Subcultures in Post-War Britain. 2. ed. London: Routledge, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203357057
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
HEBDIGE, Dick. Subculture: The Meaning of Style. London: Routledge, 1979.
HEMMINGS, Clare. Invoking affect: Cultural theory and the ontological turn. Cultural studies, [s. l.], v. 19, n. 5, p. 548-567, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380500365473
HENRIQUES, Julian. The vibrations of affect and their propagation on a night out on Kingston’s dancehall scene. Body & Society, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 57-89, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/1357034X09354768
HERSCHMANN, Micael; FERNANDES, Cíntia S. Música nas ruas do Rio de Janeiro. São Paulo: Intercom , 2014. p. 272. Disponível em: https://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/f1c7226546b1dadd519109a7319a6c55.pdf. Acesso em 31 maio 2023.
HUTTON, Fiona. Risky Pleasures? Club Cultures and Feminine Identities. London: Routledge, 2006.
LINDÓN, Alicia. Corporalidades, emociones y espacialidades- Hacia un renovado bettweenness. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, [s. l.], v. 11, n. 33. p. 698-723, 2012.
LISKA, Mercedes. Experiencias de feminismo en prácticas de tambores: una etnografía “activista” em Batuka, Buenos Aires. TRANS – Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review, [s. l.], n. 26, p. 1-26, 2022
MARMOL, Mariana del; ROA, María Luz (ed.). Corporalidades y juventudes: subiendo el volumen. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Grupo Editor Universitario, 2020.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MASSUMI, Brian. Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation. Durham: Duke University Press, 2002. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822383574
NEVES, Thiago Tavares das; SILVA, Josimey Costa da. Coração sonoro: comunicação, afetos e sociabilidades maquínicas em festas de música eletrônica. Famecos – mídia, cultura, tecnologia, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 1-18, 2018. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29193. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29193
OLIVEIRA, Luciana Xavier de. Bata o seu koo: corpo, gênero e performances de racialidade em uma festa negra LGBTQIA+. Famecos – mídia, cultura, tecnologia, Porto Alegre, v. 29, p. 1-11, 2022. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.42438. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.42438
PEREIRA, Simone Luci; GHEIRART, Oziel. Circuit of independent electronic music parties in São Paulo/Brazil: a certain panorama of the 2010s. Latin American Perspectives, California/USA, v. 50, n. 3, p. 118-133, 2023. https://doi.org/10.1177/0094582X231172437 DOI: https://doi.org/10.1177/0094582X231172437
PEREIRA, Simone Luci; PONTES, Everton Vitor; BEZERRA, Priscila; RODRIGUES, Juliana. São Paulo como cidade musical?: perspectivas de debate a partir de três experiências de pesquisa . CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, [s. l.], n. 33, p. 198-222, 2021. https://doi.org/10.34019/1981-2140.2021.34391. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/34391. Acesso em: 31 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/1981-2140.2021.34391
PINI, Maria. Club Cultures and Female Subjectivity. The Move from Home to House. New York: Palgrave, 2001. DOI: https://doi.org/10.1057/9781403914200
POLIVANOV, Beatriz; MEDEIROS, Beatriz. Mulheres no rock e na música eletrônica: estratégias de atuação de musicistas e DJs no Rio de Janeiro e Montreal. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Compós, 2020. https://proceedings.science/compos/compos-2020/trabalhos/mulheres-no-rock-e-na-musica-eletronica-estrategias-de-atuacao-de-musicistas-e-d?lang=pt-br
SÁ, Simone; JANOTTI JR., Jeder (ed.). Cenas Musicais. Guararema/SP: Anadarco, 2013.
SÁ, Simone. Música eletrônica e tecnologia: reconfigurando a discotecagem. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (ed.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2003. p. 153-173.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2017.
STRAW, Will. Scenes and Sensibilities. E-Compós, [s. l.], n. 6, 2006. https://doi.org/10.30962/ec.83. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v6i0.83
THOMPSON, Marie; BIDDLE, Ian (ed.). Sound, music, affect: Theorizing sonic experience. London: A&C Black, 2013. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501382871
THORNTON, Sarah. Club Cultures: Music, Media And Subcultural Capital. Connecticut: Wesleyan University Press, 1996.
VALENZUELA ARCE, José Manuel. El futuro ya fue: socioantropología de l@s jóvenes en la modernidad. Tijuana: Colegio de la Frontera Norte, 2009.
VILA, Pablo (ed.). Music, Dance, Affect And Emotions In Latin America. Lanham: Lexington Books, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.