O cenário midiático maranhense nas mídias sociais

um mapeamento dos perfis em atuação em dez cidades do estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46164

Palavras-chave:

perfis informativos, Instagram, notícia

Resumo

Este artigo busca investigar a cobertura noticiosa dos perfis informativos no Instagram no estado do Maranhão. A proposta deste estudo nasce da observação do crescimento desses perfis na região e de sua importância no cenário midiático local. Deste modo, o objetivo geral do estudo é apresentar um mapeamento dos veículos informativos na rede social Instagram nas dez cidades mais populosas do Maranhão – São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias, Codó, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda e Santa Inês. Este trabalho é um recorte dos resultados de uma dissertação sobre veículos noticiosos em redes sociais. O trabalho aplicou o modelo híbrido do GJOL (Machado; Palacios, 2007). Conclusivamente a pesquisa delineou um cenário de compartilhamento de informação de viés local; a produção informativa nesses perfis foi baseada em uma narrativa nos moldes do conteúdo de uma mídia social. Observa-se, por fim, uma quantidade significativa de perfis informativos atuando no cenário regional.

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Biografia do Autor

Gabriela Almeida Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOM - UFMA), em Imperatriz, MA, Brasil; e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Bolsista pela CAPES.

Thaísa Bueno, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, MA, Brasil.

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Três Lagoas, MS, Brasil. Professora associada no curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, MA, Brasil; e docente permanente no programa de Mestrado em Comunicação/Capes, na mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (UFMA- Imperatriz) e integra, em parceria com a UFMS, em Três Lagoas, MS, Brasil, o Grupo e Pesquisa em Ciberjornalismo.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

Almeida Silva, G., & Bueno, T. (2025). O cenário midiático maranhense nas mídias sociais : um mapeamento dos perfis em atuação em dez cidades do estado . Revista FAMECOS, 32(1), e46164. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46164