Telejornalismo a serviço do público: a voz do povo em cena
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6881Palavras-chave:
Serviço público, telejornalismo, popularResumo
Na sociedade do telejornalismo, os noticiários de TV cumprem uma função pública e buscam nos cidadãos que representam a cada edição, ou nas imagens que os jornalistas constroem do público, princípios legitimadores do conhecimento socialmente produzido a cada edição. A proposta nesse texto é evidenciar a colocação da população em cena, como ator social com direito à voz, e analisar em que medida por meio da utilização desse recurso audiovisual, os jornalistas envolvidos com a produção dos telejornais tentam construir vínculos com a audiência, e colocar o telejornalismo a serviço do público. O estudo tem como recorte empírico, para a análise da participação popular, os discursos veiculados nos telejornais de uma emissora local, a TV Alterosa – Juiz de Fora.Downloads
Referências
BARA, Gilze. Gilze Bara: depoimento [jun. 2008]. Entrevistador: Jhonatan Alves Pereira Mata. Juiz de Fora, 2008. 1 fita cassete (60 min): mono.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
BRASIL, Antônio Cláudio. Telejornalismo, Internet e guerrilha tecnológica. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002.
COUTINHO, Iluska. Democracia eletrônica e televisão no Brasil: Os telejornais como espaço de disputa por hegemonia política e Cultural. In: XI Compós. 2002, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso da Compós. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. CD’Rom.
______. Dramaturgia do telejornalismo brasileiro: a estrutura narrativa das notícias em TV. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo; São Bernardo do Campo, 2003.
GOMES, Itânia Maria Mota. Das utilidades do conceito de endereçamento para análise do telejornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.
MATA, Jhonatan Alves Pereira. Vícios e virtudes no telejornalismo local: uma análise dos personagens no MGTV 1ªedição. In: IV Encontro Regional de Comunicação, 2006, Juiz de Fora. Anais do IV Encontro Regional de Comunicação. Juiz de Fora: UFJF, 2006. CD-ROM.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1969.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: A Construção do Personagem. São Paulo: Ática, 1989.
RAMOS, Murilo César. Reestruturação do sistema e controle público. Laboratório de Políticas de Comunicação. Brasília: UnB. Mimeo.
VIZEU, Alfredo Eurico. O lado oculto do telejornalismo. Florianópolis: Calandra, 2005.
VIZEU, Alfredo Eurico; CORREIO, João Carlos. A construção do real no telejornalismo: do lugar de segurança ao lugar de referência. In: VIZEU, Alfredo(Org.). A Sociedade do Telejornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.
WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ed. Ática, 1996.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.